Lição de Introdução
6 Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: “Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel? “
7 Ele lhes respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade.
8 Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.
9 Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles.
10 E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco,
11 que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”.
Atos 1:6-11
Vamos ver sobre a origem dessa doutrina do Dispensacionalismo.
Mas Afinal! O Que é Dispensacionalismo?
Doutrina bem radical do que vai acontecer com o povo de Deus na vinda de Jesus e que foi criada diretamente pelo Teólogo John Nelson Darby (1800-1882). Essa linha de interpretação foi melhor difundida e ampliada por C.I.Scofield (1843-1921). Ele inclusive publicou uma Bíblia de comentários, que se popularizou enormemente e fez (e ainda faz) muito sucesso e tem muita aceitação. Essa linha de pensamento portanto se tornou bem popular e aceita.
Mas, Estaria correto tudo isso?
Clique abaixo e escute o áudio!
O Que É Dispensacionalismo?
Apocalipse é um livro de difícil interpretação. E o milênio em que Cristo reinará, descrito no capítulo 20, é um dos trechos com mais interpretações diferentes. Conheça as três principais delas.
Afinal, o que é esse reinado de Mil anos?
Existem 3 visões dessa interpretação de Apocalipse 20.
1. Pré-milenismo
a) O Retorno de Cristo ocorre antes do milênio, (a igreja vai experimentar grande tribulação).
b) Durante esses mil anos Cristo reinará na terra, pessoalmente como um rei.
c) Durante o milênio Cristo cumprirá as promessas feitas a Israel.
(OBS: A Igreja já cumpre todas as promessas feitas a Israel).
2. Pós-milenismo
a) O Retorno de Cristo ocorre depois do milênio.
b) Através dos esforços missionários da igreja, todo o mundo será evangelizado. Assim haverá portanto um períiodo de paz e prosperidade chamado de milênio.
OBS: Cristo está no céu reinando agora no seu trono. Ele ordenou que seu evangelho fosse pregado a todas as nações. Mas nunca garantiu que todos os povos e nações o receberiam.
3. Amilenismo
Não haverá um reinado literal de mil anos, mas já estamos vivendo atualmente o milênio (desde a ressurreição de Cristo). Jesus está reinando agora e seu reino é presente no mundo através da sua Palavra e da sua igreja que pelo seu Espírito atua nesse mundo.
Nesse curso veremos com detalhes esse pensamento sobre o Milênio e através de uma profunda análise do contexto bíblico das principais passagens veremos os erros e acertos dessa doutrina
Áudio com o Prof. Alcides – Clique na imagem abaixo.
O ERRO MILENIAL – INTRODUÇÃO
Estudo do reino de Deus, a igreja em relação ao ensinamento do premilenialismo.
Esse curso é um trabalho baseado no livro de Roger E. Dickson – O Erro Milenial (usado com permissão do autor)
INTRODUÇÃO – LEIA COM ATENÇÃO
Um dos ensinamentos mais divulgados em nossos dias, no mundo religioso, é o reinado premilenial de Cristo. Frases tais como “E um sinal dos tempos”, “O arrebatamento está chegando”, e “O reino de Deus está prestes a ser estabelecido na terra”, são lançadas sobre as pessoas através de todos os meios de comunicação em massa. Em vista da agitação causada na sociedade pelos modernos profetas dcímilênio, muitas pessoas foram levadas a crer em suas profecias de um reinado de mil anos de Cristo na terra. O propósito deste livro é tratar de alguns dos muitos ensinamentos enunciados pelos premilenialistas de hoje.
Ao examinar esta doutrina, devemos tomar conhecimento de várias coisas. Primeiro, é preciso compreender que qualquer passagem ou grupo de passagens pode ser mal interpretada se o leitor estiver olhando através das lentes de uma idéia preconcebida, tal como um’reinado premilenial de Cristo na terra.Assim também, toda passagem usada pelos premilenialistas deve ser lida e examinada em seu próprio contexto. Iremos verificar que muitas escrituras usadas pelos que defendem esta doutrina não têm qualquer relação com aquilo a que se aplicam. Será também salientado nas páginas que se seguem que o fundamento do conceito premilenial tem por base passagens alteradas, tiradas do seu contexto a fim de apoiar um sonho preconcebido e materialista. Quando alguém se aproxima da Bíblia com uma idéia preconcebida, sua interpretação das escrituras é sempre forçada a fim de poder moldá-la em torno de suas idéias preconcebidas.
O autor irá examinar muitas escrituras-chave usadas pelos premilenialistas. Não há espaço para examinar cada aspecto da doutrina mas espera-se que este breve estudo possa estimular um estudo mais completo por parte do leitor. Ao estudar qualquer doutrina, toda escritura relativa a essa doutrina deve ser examinada. Mas quando as escrituras-chave usadas como base de um ensinamento estão fora do seu contexto e não apoiam realmente tal ensino, sabe-se então que se trata de um ensinamento falso e que deve ser rejeitado. Qualquer escritura bíblica interpretada de maneira a contradizer outras escrituras, constitui prova suficiente de que sua interpretação está errada. Os premilenialistas usaram muitas passagens em contradição a outras perfeitamente claras. Iremos estudar muitas delas nas próximas páginas.
Alguns aspectos do premilenialismo não são ensinados coerentemente, da mesma forma, por todos os premilenialistas. Por exemplo, a visão premilenial dos últimos dias é ensinada como tendo relação com épocas diferentes, por diferentes grupos de premilenialistas. Alguns creem que se refere ao tempo imediatamente precedente ao segundo advento de Cristo. Outros afirmam que tem relação com o próprio reinado milenial de Cristo.
Assim sendo, o autor apresentou um ponto de vista comum ou ensinamento que é aceito por muitos premilenialistas. Este ponto de vista será apresentado nos comentários introdutórios de cada capítulo, não com o intento de dizer que todos os premilenialistas creem o mesmo com respeito a este aspecto do ensinamento, mas para mostrar a crença da maioria. Deveria ser salientado, porém, que todos os premilenialistas creem em um reinado de mil anos de Cristo na terra, depois de Sua segunda vinda. A bibliografia no final do livro irá apresentar ao leitor alguns artigos escritos por premilenialistas que explicam os seus pontos de vista.
O autor quer dar também crédito aos muitos e fiéis soldados da verdade que o precederam na batalha contra o premilenialismo. O autor não reivindica crédito por todos os argumentos contra o reinado terreno de Cristo apresentados neste curso. Tais argumentos resistiram à prova do tempo e merecem ser repetidos através da história da humanidade nesta terra até a vinda de nosso Senhor.
A fim de tornar mais simples o estudo do premileniarismo nesse estudo, seguem-se alguns pontos que o leitor deve observar:
(1) Todas as passagens citadas neste livro foram extraídas da tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Atualizada no Brasil, a não ser que se faça menção de outra fonte.
(2) É necessário familiarizar-se com os dez pontos citados sob “Ensinamentos Mais Importantes” no primeiro capítulo. Seria recomendável ler alguns dos livros mais conhecidos, publicados pelos premilenialistas.
(3) Lembrar-se de que os premilenialistas creem que Cristo reinará nesta terra durante mil anos após a Sua segunda vinda mas não há um acordo geral quanto a todos os aspectos de seu segundo advento, arrebatamento, tribulação e outros ensinos relativos ao reinado de mil anos.
(4) Os exercícios no final dos capítulos não têm a intenção de serem difíceis mas são feitas apenas para ajudar o leitor a recapitular o que foi lido no capítulo. As passagens citadas juntamente com as perguntas devem ajudar na determinação das respostas certas.
Como último comentário, o autor gostaria de deixar claro que não tem qualquer intenção maldosa para com aqueles que creem no reinado premilenial de Cristo.
Uma acusação severa é feita contra essa doutrina de mil anos nesse curso, mas o estudante não deve interpretar tal fato como um ataque pessoal ao caráter de qualquer premilenialista. O autor possui muitos amigos queridos que são premilenialistas em sua crença e foi o seu amor por eles que o estimulou a preparar esse estudo.
O Autor
Roger E. Dickson
Iniciamos nosso Estudo!
Lição em PDF
Boas Aulas! Que seja uma benção para sua vida e seu ministério cristão!