Responda ao Exercício da Lição 7 (Parte 2) – Romanos 9-10-11 e a Restauração e Salvação de Israel.
Vamos a Lição 8 – Existem Dez Tribos Perdidas?
1 Ezequias enviou uma mensagem a todo o Israel e Judá e também escreveu cartas a Efraim e a Manassés, convidando-os para ir ao templo do Senhor em Jerusalém e celebrar a Páscoa do Senhor, o Deus de Israel.
2 Crônicas 30:1
25 e toda a assembléia de Judá se regozijava, juntamente com os sacerdotes, com os levitas e com todos os que se haviam reunido, vindos de Israel, inclusive os estrangeiros que viviam em Israel e em Judá.
2 Crônicas 30:25
Vídeo Aula com Prof. Alcides Marques
LIÇÃO 8 – EXISTEM DEZ TRIBOS PERDIDAS?
Uma doutrina importante dos anglo-israelitas premileniais é o ensinamento de que quando Cristo voltar, as chamadas “dez tribos perdidas”, ou o reino do Norte de Israel, serão convertidas a Cristo como nação e restauradas e terra da Palestina.
Alguns creem que o trono da Inglaterra e o trono da linhagem de Davi e que todos os povos anglo-saxônicos, que seriam as dez tribos perdidas, serão regidos pelo trono da Inglaterra (ou de Davi) quando Cristo estabelecer o seu reinado milenial. Ensina-se que as profecias do Velho Testamento tinham relação com esse retorno quando prometeram a restauração de Israel à terra da Palestina.
A pergunta principal a ser feita e respondida aqui é esta:
– Existe algo como as “dez tribos perdidas de Israel”?
Vemos novamente neste ponto que muitos se afastaram dos limites da interpretação bíblica, usando passagens extraídas de seu contexto para apoiar a doutrina do reinado de mil anos de Cristo na terra.
– As profecias do Velho Testamento relativas a restauração de TODA Israel foram cumpridas antes dos dias de Pentecostes, em Atos, capitulo 2?
– Estas profecias serão cumpridas quando Cristo voltar para estabelecer o Seu reinado milenial?
Ao responder a essas perguntas, vamos considerar algumas ideias básicas.
Cenário Histórico
Depois da morte de Salomão, as doze tribos de Israel se dividiram (1 Reis 11-12). Dez tribos se separaram de Roboão, filho de Salomão, fazendo do Norte da Palestina e mais tarde cidade de Samaria, seu estado e capital geográficos.
O reino do Norte era composto das seguintes tribos: Dã, Aser, Naftali, Manassés, Efraim, Ruben, Simeão, Issacar, Zebulom e Gade. Jeroboao tornou-se seu rei. As tribos de Judá e Benjamim permaneceram nas terras do Sul da Palestina e Jerusalém era a sua capital.
Em 722 A.C., o reino do Norte de Israel foi conquistado e levado cativo pela Assíria (2 Reis 18:9-12). “O rei da Assíria TRANSPORTOU A ISRAEL PARA A ASSÍRIA, e os fez habitar em HALA, junto a HABOR e ao rio Gozã, e nas cidades dos MEDOS; porquanto não obedeceram à voz do Senhor seu Deus” (2 Reis 18: 11,12).
Os Fiéis Adoradores
Antes da queda do reino do Norte em 722 A.C., Ezequias subiu ao trono de Judá em 727 A.C. (2 Reis 18:1; 2 Cr 29:1). Ezequias tomou como alvo a purificação do templo de Jerusalém e o restabelecimento da adoração a Deus (2 Cr.3 e seguintes; 2 Rs. 18:3-8). Mas, o que ficou muitas vezes esquecido é a verdade que PARTES DE CADA TRIBO do reino do Norte estavam habitando nas cidades de Judá durante o reinado de Ezequias, antes e depois da queda do reino do Norte.
Enquanto o reino do Norte tinha ainda poder, antes do ano 722 A.C., muitos judeus fiéis voltaram a Judá para viver e adorar a Deus (2 Cr 15:9). Os acontecimentos que tiveram lugar em Jerusalém, registrados em 2 Crônicas 30 e 31, durante o reinado de Ezequias (727-698 A.C.), forçam-nos a conclusão de que partes de todas as doze tribos de Israel residiram nas terras de Judá depois da queda do reino do Norte em 722 A.C., e justamente antes da queda do reino do Sul, Judá, em 586 A.C.
Quando Ezequias decidiu restabelecer a adoração a Deus…
“enviou mensageiros por TODO ISRAEL e JUDA: escreveu também cartas a EFRAIM e a MANASSES, para que viessem à casa do Senhor em Jerusalém, para celebrarem a páscoa ao Senhor Deus de Israel” (2 Cr. 30:1).
Quando essa carta circulou, muitos zombaram, mas “uma multidão do povo, muitos de Efraim, de Manasses, de Issacar e de Zebulom, não se tinham purificado” (2 Cr. 30:18).
Essas tribos não eram do reino do Sul, mas sim povo das tribos do NORTE – os poucos fiéis. Note, agora, quem estava reunido em Jerusalém.
“Alegraram-se, TODA a congregação de Judá, os sacerdotes, os levitas, e TODA a congregação de todos os que vieram de Israel, como também os estrangeiros que vieram da terra de Israel e os que HABITAVAM EM JUDÁ” (2 Cr.30:25).
Quando terminaram as cerimônias, “TODOS OS ISRAELITAS que se achavam ali saíram às cidades de Judá” para destruir os altares pagãos e lugares de adoração. (2 Cr 31:1).
Ao examinar a humildade desses poucos fiéis das dez tribos do Norte que foram a Jerusalém, afastando-se de seus irmãos idólatras, é fácil ver que havia partes das dez tribos do Norte habitando em Judá (2 Cr 30:25).
Seria difícil crer que todas as pessoas de todas as tribos do Norte apostataram com Jeroboão e os reis perversos que se seguiram a ele.
O reino do Sul (Judá) foi levado cativo em 586 A.C. (2 Reis 25:8ss). Segue-se, portanto, ao considerar a informação acima, que partes de cada tribo foram levadas neste cativeiro.
Veremos nas páginas seguintes que Deus prometeu que um remanescente de TODAS as tribos de Israel voltariam à Palestina depois do cativeiro babilônico. As dez tribos do Norte, como um todo, foram levadas em 722 A.C. mas devemos nos lembrar dos “fieis e verdadeiros adoradores” das dez tribos que se achavam em Judá depois da queda do reino do note, que não foram levados cativos antes da queda do reino do Sul em 586 A.C.
Muitos deles voltaram à Palestina depois do cativeiro, além de um remanescente de seus irmãos que foram levados em 722 A.C.
Muitos admitem que as duas tribos, Judá e Benjamim, que compunham o reino do Sul original, foram restauradas à terra da Palestina, mas deixam de ver na promessa dos profetas a restauração das dez tribos que formavam o reino do Norte.
Volta à Terra Prometida
A restauração de que estamos falando é a volta do remanescente do cativeiro babilônico. Houve três voltas:
(1) 536 A. C. (Esdras 1-6),
(2) 457 A.C. (Esdras 7-10) e
(3) 444 A. C. (Neemias 1-13).
Partes de todas as tribos de Israel voltaram à Palestina nessas três voltas, a fim de cumprir a profecia de Deus sobre o “remanescente” fiel (Isaias 11:11; 1:9; 10:20-22).
Não existem as “dez tribos perdidas” de Israel. Um remanescente de TODAS as doze tribos VOLTOU quando Ciro deu ordens para a reconstrução de Jerusalém (Ver Esdras 1:1-4).
É preciso entender claramente que depois da divisão das doze tribos em 930 A.C., os termos “Efraim” e “Israel” eram geralmente usados para mencionar o reino do Norte (Israel é citado em Oséias 1:4-8; e Efraim é citado em – Is 7:2-17; Ez 37:16,19; Os 5:3-14), enquanto o termo “Judá” é usado com referência ao reino do Sul (Os.1:1; Cr. 4:41; 5:17). O contexto em que esses termos são usados irá determinar o reino a que se faz referência.
Fica mais do que evidente que muitas das profecias feitas com relação à volta de Israel contêm referências messiânicas (vide Os 3:5). Ligada a muitas dessas profecias está a promessa de uma nova aliança, uma nova Israel, e um rei para reinar sobre Israel. Tais pronunciamentos foram cumpridos na Israel espiritual, a igreja, com Cristo como seu Rei (Hb. 8:8-13; João 18:37; Gl. 6:16).
Vamos considerar agora as predições dos profetas que provam definitivamente que partes de cada tribo foram restauradas a Palestina, imediatamente depois do cativeiro babilônico.
Oseias (750-725 A.C.)
Oseias profetizou que:
“Os filhos de Judá e os filhos de Israel se congregarão, e constituirão sobre si uma só cabeça” (1:11).
“Depois”, explica Oseias:
“TORNARÃO os filhos de ISRAEL, e buscarão ao Senhor seu Deus, e a Davi, seu rei; e, nos últimos dias, tremendo se aproximarão do Senhor e da sua bondade ” (3:5).
Isaias (740-681 A.C.)
Deus prometeu a Israel através de Isaías, que reuniria os seus descendentes do oriente, do ocidente, do norte e do sul (54:3-7).
“Naquele dia o Senhor tornará a estender a mão para resgatar o RESTANTE DO SEU POVO, que for deixado, da ASSÍRIA, do EGITO, de PATROS, da ETIOPIA, de ELÃO, de.SINEAR, de HAMATE e das terras do mar” (11:11; 19:23,24).
Como é do conhecimento de todos, esses são alguns dos lugares geográficos para onde a Assíria transportou as dez tribos do Norte em 722 A.C. (2 Reis 18:11-12). Deus, com certeza, tinha capacidade para encontrar essas “dez tribos perdidas” e fazê-las voltar à terra da Palestina depois do cativeiro na Babilônia.
Jeremias (627-574 A.C.)
Jeremias profetizou na terra da Palestina durante o cativeiro babilônico. Ele fala muito com respeito ao remanescente fiel de TODA Israel que voltaria.
“Naqueles dias”, proclama o profeta, “ANDARA A CASA DE JUDA COM A CASA DE ISRAEL, E VIRAO JUNTAS DA TERRA DO NORTE para a terra que dei em herança a vossos pais” (Jr 3:18; 23:8).
Deus prometeu que os reuniria “de TODAS AS NACÕES” e os levaria de volta a sua terra (Jr 29:14; ver também Jr 23:5-8).
“MUDAREI A SORTE DO MEU POVO ISRAEL E JUDÁ, diz o Senhor; FA-LOS-El VOLTAR PARA A TERRA que dei a seus pais, E A POSSUIRÃO” (Jr 30:3).
Israel seria livrado do cativeiro (Jr 30:4-11). Deus lhe restauraria a saúde e curaria seus ferimentos (Jr 30:17).
“Naquele tempo, diz o Senhor, serei o Deus DE TODAS AS TRIBOS DE ISRAEL, e elas serão o meu povo” (Jr 31:1).
Israel plantará vinhas novamente em Samaria (Jr 31:5). O “remanescente” de Israel virá chorando e “não tropeçarão”, pois Deus é “pai para Israel” e Efraim é o seu primogênito. (Jr 31:7-9).
Chegaria a hora em que Deus firmaria “nova aliança com a CASA DE ISRAEL e com a CASA DE JUDÁ” (Jr 31:31). Esta Nova Aliança é o evangelho da salvação que Cristo e os apóstolos pregaram (Hb 8:7-9,13).
Reflita.
Como Deus poderia fazer esta Nova Aliança com a “casa de Israel” e com a “casa de Judá” se as dez tribos estavam perdidas?
Os que acreditam na teoria das dez tribos “perdidas” estão dizendo que Deus tem de encontrar essas dez tribos no futuro para que possa fazer essa Nova Aliança com elas. Jeremias profetizou que Judá e Israel seriam reconstruídas (33:7,8). Ele também profetizou que Judá E ISRAEL iriam unir-se em aliança eterna (50:4,5). Essas profecias foram todas cumpridas quando Pedro pregou seu primeiro sermão evangelístico em Atos, capitulo 2.
Ezequiel (597-575 A.C.)
Ezequiel profetizou junto ao rio Quebar, na Babilônia, durante o cativeiro naquele país (Ez 1:1-3). Ele anunciou que Deus iria multiplicar TODA A CASA DE ISRAEL e fazer com que suas cidades fossem habitadas (Ez 36:10). Profetizou que Israel seria TOMADA DE ENTRE AS NAÇÕES para onde tinha sido levada (Ez 36:24; 39:27).
Em Ezequiel, capitulo 37, Deus disse ao profeta que profetizasse aos ossos secos em um vale (37:4). A medida que Ezequiel profetizava aos ossos, estes se levantaram. A carne cresceu sobre eles e o vento os fez respirar (37:7-9).
Veja bem, Deus disse a Ezequiel que aqueles ossos representavam “TODA A CASA DE ISRAEL” (37:11). Falando sobre a restauração de Israel, Deus disse: “Vos trarei à terra de Israel” (37:12). Lembre-se, Ezequiel profetizou durante o cativeiro na Babilônia. Esta profecia diz que TODA a casa de Israel, todas as doze tribos seriam levadas de volta a terra da promessa.
Disse também Deus a Ezequiel:
“Toma um pedaço de pau, e escreve nele: Para Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros; depois toma outro pedaço de pau, e escreve nele: Para José, vara de EFRAIM, e para toda a casa de Israel, seus companheiros” (37:15, 15).
Ezequiel deveria unir aqueles dois pedaços de pau em um só. Deus estava dizendo que reuniria os dois reinos e os faria voltar a sua terra (Ez 37:19-22). Voltariam, não como dois reinos separados, mas como um reino unido.
Ezequiel termina sua profecia aos judeus prometendo que herdariam novamente Canaã. No capitulo 47, versículo 13, ele registra a promessa de Deus aos atônitos judeus: “Assim diz o Senhor Deus: Este será o termo pelo qual repartireis a terra em herança, segundo AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL“. No capitulo 48, versiculos 1-7, 23-29, ele nomeia TODAS AS DOZE TRIBOS que deveriam herdar novamente a terra. NENHUMA FICARIA PERDIDA.
Zacarias (520-490 A.C.)
Zacarias disse que Deus salvaria a CASA DE JUDÁ e a CASA DE ISRAEL (Zc 8:13; 9:13-16). JUDÁ E EFRAIM voltariam (Zc 10:6,7). Seriam tirados do Egito e da Assíria (Zc 10:10).
Departamento de Perdidos e Achados
Não há dúvidas de que Deus PROMETEU restaurar TODA Israel a terra da promessa. A grande questão a ser respondida é esta:
Deus levou um remanescente de todas as doze tribos de volta à Palestina depois do cativeiro babilônico e antes do estabelecimento da igreja como prometera?
Os premilenialistas dizem que essas profecias não foram cumpridas ainda, mas, o serão quando Cristo voltar para restabelecer o seu reinado milenial.
A Biblia diz que tais profecias já foram cumpridas.
O primeiro retorno, liderado por Sesbazar, teve lugar em 536 A.C. (Esdras 1-6). Quando esse grupo chegou à Palestina, as Escrituras dizem:
“Os sacerdotes, os levitas, e alguns do povo, tanto os cantores, como os porteiros, e os servidores do templo habitaram nas suas cidades; como também TODO O ISRAEL”. (Esdras 2:70).
Depois de completada a reconstrução do templo, Esdras registra estas palavras:
“Os filhos de Israel, os sacerdotes, os levitas e o restante dos exilados celebraram com regozijo a dedicação desta casa de Deus. Para a dedicação desta case de Deus ofereceram cem novilhos, duzentos carneiros, quatrocentos cordeiros e DOZE CABRITOS para oferta pelo pecado DE TODO O ISRAEL, SEGUNDO O NÚMERO DAS TRIBOS DE ISRAEL” (Esdras 6:16,17).
Eles ofereceram doze cabritos pelas DOZE TRIBOS presentes. Nenhuma ficou perdida. Uma remanescente de todas voltou. Deus não afirmou em lugar algum que todos os membros de cada tribo iriam voltar. Ele prometeu e cumpriu que apenas um restante voltaria (Is 11:11). Esses doze cabritos foram oferecidos pelos representantes de todas as doze tribos–o remanescente de Israel.
Esdras levou de volta o segundo grupo de judeus do cativeiro na Babilônia em 457 A.C. (Esdras 7-10). Quando esses cativos chegaram à Palestina, a Bíblia diz que: “ofereceram holocaustos ao Deus de Israel, DOZE NOVILHOS POR TODO O ISRAEL” (Esdras 8:35).
Pense um pouco!
Por que ofereciam doze novilhos se havia apenas duas tribos presentes e as outras dez estavam espalhadas por entre as nações do mundo?
Em 1 Crônicas capitulo 9, ache-se registrada uma lista dos que voltaram depois do exílio na Babilônia.
“Todo o Israel foi registrado por genealogias e inscrito no livro dos reis de Israel e Judá foi levado para o exílio na Babilônia, por causa da sua transgressão (isto foi em 586 A.C.). Os primeiros habitantes (depois do cativeiro babilônico) que de novo vieram morar nas suas próprias possessões e nas suas cidades foram os israelitas, os sacerdotes, os levitas e os servos do templo.Porém alguns dos filhos de Judá, dos filhos de Benjamim, e dos filhos de EFRAIM E MANASSÉS, habitaram em Jerusalém” (vs. 1-3).
Muitos anglo-israelites de hoje dizem que os Estados Unidos e a Inglaterra são as tribos perdidas de Efraim e Manassés que seriam devolvidas a Palestina quando Cristo voltar.
Mas a Bíblia coloca essas duas tribos na terra da Palestina depois do exílio babilônico e antes da vinda de Cristo. Elas não estão PERDIDAS. Deus as ENCONTROU 2.400 anos atrás e as devolveu a Palestina como prometera através dos profetas.
Outra passagem importante a ser examinada é Lucas 2:36. “Havia uma profetiza, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de ASER, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara“. A tribo de ASER era uma das dez tribos levadas para a Assíria em cativeiro e supostamente perdidas.
Pense!
Se as dez tribos se perderem e não voltaram à Palestina depois do exílio babilônico, o que vamos fazer com Ana?
Ela não sabia que deveria estar entre os que se achavam geograficamente perdidos entre as nações do mundo?
Em Atos, capitulo 2, quando a Nova Aliança foi primeiro pregada, “estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações debaixo do céu” (vs. 5). Entre eles encontravam-se “partos e medos” (vs. 9). Como você se recorda, Israel foi levada cativa e colocada nas cidades dos medos (2 Reis 17:6; 18:11).
Os da casa de Israel que preferiram voltar depois do cativeiro na Babilônia estavam presentes no dia de Pentecoste, assim como os que tinham decidido continuar morando na terra do cativeiro. Todos ali se achavam, todas as doze tribos, quando foi apresentada a Nova Aliança que Deus lhes prometera (Jeremias. 31:33-33; Hebreus 8:8-13; 10:15-18).
Deus prometera que faria voltar um remanescente de TODA ISRAEL depois do seu cativeiro (Is 16:14) e a Biblia diz que houve justamente isso.
Lição em PDF
Estudou bem essa aula!? Siga para a próxima!
Aula 9 – Adiado o Reino (Parte 1)