Vamos ao Exercício da Lição 4 – Cristo e o Trono de Davi
1 Vi descer do céu um anjo que trazia na mão a chave do abismo e uma grande corrente.
2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos;
3 lançou-o no abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
4 Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.
5 ( O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos. ) Esta é a primeira ressurreição.
6 Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos.
7 Quando terminarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão
8 e sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a batalha. Seu número é como a areia do mar.
9 As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou.
10 O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.
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LIÇÃO 5 – APOCALIPSE 20
O texto-chave para a teoria dos mil anos do premilenialismo é Apocalipse 20:1-6. Este texto tem sido um campo de batalha para os interprétes bíblicos, desde há muito tempo.
Trata-se provavelmente do texto mais controvertido de toda a Bíblia. Como o livro de Apocalipse foi escrito com a inclusão de muitas FIGURAS DE LINGUAGEM E SÍMBOLOS (Ap:1:1), não podemos ser muito dogmáticos na interpretação desses versículos.
Lamentamos porém, que muitos se apropriem desse texto para provar uma doutrina COMPLETAMENTE ESTRANHA ao seu escritor inspirado.
Alguém poderia imediatamente argumentar: Como negar que Ap:20 seja uma prova da teoria premilenial quando você mesmo não compreende inteiramente o seu significado?
Resposta: Não é preciso compreender plenamente o sentido verdadeiro de uma passagem para refutar uma interpretação falsa. Se a interpretação dada por alguém é contrária ao contexto ou a outras passagens, evidentemente sua interpretação é falsa.
Tal é o caso de Apocalipse 20 e a teoria premilenial.
A doutrina não é tanto rejeitada pela nossa compreensão desses versículos, como o é
pela contradição direta a outras escrituras e pela interpretação incoerente do contexto desses seis versículos por parte dos premilenialistas.
Símbolos e Figuras
É preciso cuidado ao determinar o sentido de muitos SÍMBOLOS e FIGURAS nesta passagem, assim como de todo o livro de Apocalipse (Ap. 22:18.19).
Ao estudar a linguagem figurada é preciso compreender primeiramente que um símbolo ou uma figura NÃO REPRESENTAM A SI MESMOS. “Taças de ouro cheias de incenso” NÃO indicam taças de ouro cheias de incenso. Essas taças em Apocalipse, capítulo 5, representam as orações dos santos (Ap. 5:8). A teoria milenal apresenta os mil anos de Ap 20 como mil anos literais, dizendo ao mesmo tempo que os demais símbolos e figuras são espirituais. Podemos ver imediatamente a confusão produzida por essa espécie de interpretação bíblica.
O que é LITERAL e o que é FIGURADO em Ap.20?
Ao ler a passagem acima é possível determinar o que é literal e o que é figurado?
Sublinhe as seguintes palavras ou frases usadas em Ap.20: 1-6, as quais são figuradas:
Chave, Abismo (poço sem fundo ), Corrente, Dragão, Serpente, Mil Anos, Mão, Tronos, Autoridade de Julgar, Almas, Besta, Marca, Fronte e Primeira Ressurreição.
Volte agora e faça um círculo ao redor daquelas que devem ser interpretadas literalmente.
Está certo de que pode fazer uma escolha correta?
O problema do método premilenial de interpretação é que ele diz que um anjo, possuindo uma chave figurada de um abismo figurado, com uma corrente figurativa em sua mão, prendeu uma serpente figurada durante MIL ANOS LITERAIS. O problema decorrente deste sistema de interpretação é perfeitamente óbvio.
Consistência
O ponto que estamos tentando estabelecer não é o de que não podemos compreender Ap. 20 mas a COERÊNCIA que devemos usar ao fazé-lo. A doutrina premilenial tenta afirmar que os mil anos são literais mas o dragão é figurado.
Perguntamos de novo, COMO pode alguém ser coerente ao separar o que é literal do que é figurado nesta passagem?
Qual é o Significado?
Como podemos compreender Ap. 20?
Lembre-se, o livro de Apocalipse é apresentado em forma de símbolos e figuras (Ap.1:1).
A “chave” na mão do anjo é uma chave real (literal)?
Certamente que não! Se não é real, o que simboliza então?
Se lermos cuidadosamente Isaías 22:20-22; Mt. 16:18,19; Ap. 1:18 e Ap 3:7,8 compreenderemos que a “chave” representa poder ou autoridade.
“Naquele dia convocarei o meu servo Eliaquim, filho de Hilquias.
Eu o vestirei com o manto que pertencia a você, com o seu cinto o revestirei de força e a ele entregarei a autoridade que você exercia. Ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para os moradores de Judá.
Porei sobre os ombros dele a chave do reino de Davi; o que ele abrir ninguém conseguirá fechar, e o que ele fechar ninguém conseguirá abrir.
Isaías 22:20-22
E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.
Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”.
Mateus 16:18,19
Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.
Apocalipse 1:18
Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.
Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.
Apocalipse 3:7,8
Satanás Detido
O “abismo” ou poço sem fundo é real?
Como pode haver um poço sem fundo?
Como não pode haver algo como uma esfera quadrada, também não pode haver um poço sem fundo. Esta é uma impossibilidade.
Mas, o que significa?
Significa a RESTRIÇÃO do PODER de Satanás, no sentido de que Satanás foi lançado dentro dele.
Satanás Preso
Devemos defender de novo a coerência e afirmar que a ideia de SEGURAR SATANÁS com uma corrente é figurada. E um símbolo figurado daquilo que Jesus fez a Satanás com o evangelho. Jesus fala sobre amarrar Satanás em Mt. 12:29:
“Ou, como pode alguém entrar na casa do VALENTE e roubar-lhe os bens sem primeiro AMARRÁ-LO? e então lhe saqueará a casa”.
SATANÁS é o VALENTE nesta passagem. No contexto, Jesus está falando sobre a expulsão de demónios. Jesus AMARROU Satanás, exercendo poder sobre ele (Ef. 1:20-23; Col. 2:15; 1:16; Rom. 8:38,39; Mt. 28: 18; Gn. 3:15).
O nó cego neste caso foi dado quando Cristo ressuscitou dentre os mortos. Ouça o escritor de Hebreus:
“Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente participou, para que, por sua morte, DESTRUÍSSE aquele que tem o poder da morte, a saber, o DIABO” (Hb. 2:14).
Satanás Despojado
Satanás começou a ser amarrado quando Jesus iniciou o seu ministério aqui na terra. Jesus disse: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será EXPULSO” (João 12:31).
Com referência a morte de Cristo na cruz e seu efeito, Paulo escreveu: “e, DESPOJANDO, os principados e potestades, (Cristo) publicamente os expós ao desprezo, TRIUNFANDO deles na cruz” (Col. 2:15).
Satanás começou a ser amarrado quando Cristo trouxe o evangelho ã humanidade e ele continua amarrado pelo poder do evangelho (Rom. 1:16; 8:38.39; 16:20). Quando os setenta, a quem Jesus enviou, voltaram dizendo: “os próprios demónios se nos submetem pelo teu nome!“, Jesus respondeu: “Eu via a Satanás caindo do céu como um relãmpago” (Lc. 10:17-19). Os obedientes não serão vítimas de Satanás e da morte, mas terão vida (Mc. 16:16; Hb. 5:9). A segunda morte não tem poder sobre eles (Ap. 2:11; 20:6,14). Satanás foi e continua DESPOJADO E PRESO.
Satanás É Preso por Mil Anos
A duração desse cativeiro é simbolizada pelos MIL ANOS.
Estes mil anos são literais ou figurados?
A frase “mil anos” é usada em outras passagens da Bíblia (Sl. 90:4; 105:8; Dt.7:9). Pedro disse: “para com o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia” (2 Pe. 3:8). “Mil Anos” nessas passagens, bem como em Ap. 20, significam um grande período de tempo. E uma idéia figurada e não literal.
Além disso a prisão de Satanás em Apocalipse 20 está diretamente ligada a ideia do que o próprio texto diz – “para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os mil anos” (Ap 20:3). Ou seja, em Apocalipse vemos claramente no seu contexto histórico que Satanás usou um grande poder, uma poderosa nação para destruir a igreja. Aqui é dito que sua prisão também significaria ele ficar impedido de fazer isso de novo.
Preso pelo Evangelho
Jesus veio e prendeu Satanás com a cruz. Ele é mantido preso pelos resultados continuados desse sacrifício e pela nossa obediência ao Evangelho.
Satanás e suas obras são atingidos e derrotados cada vez que alguém obedece ao evangelho. Estamos agora em um longo período de tempo (mil anos), aguardando o retorno d`Aquele que iniciou esta era do evangelho em que Satanás está preso.
Quando Jesus voltar, Ele irá lançar Satanás, o sedutor (Ap. 20:7,8) no “lago do fogo e enxofre” (Ap. 20:10) que foi preparado para ele e seus anjos (Mt. 25:41).
Os que obedeceram ao evangelho – a primeira ressurreição (Ap. 20:6; Rom. 6: 3-5) não precisam temer a segunda morte (Ap. 20:6) pois são “sacerdotes de Deus e Cristo” (Ap. 20:6; 1:6; 1 Pe. 5:5,9).
Os premilenialistas estão em um conflito constante de interpretação, tentando separar o que chamam de literal e figurado neste capitulo. O livro de Apocalipse pode ser difícil de entender em muitos pontos mas temos a certeza de que não ensina nada sobre um reino de mil anos de Cristo nesta terra.
As Provas que Faltam
Um dos aspectos mais devastados de Ap. 20, usado em apoio da teoria premilenial, é aquilo que a passagem NÃO DIZ.
Muitos dos ensinamentos básicos do premilenialismo, se fossem verdadeiros, não são encontrados nesse suposto texto de prova.
Alguns são introduzidos na passagem mas ali não se encontram. Os oito pontos seguintes não se acham neste texto:
(1) Cristo nesta terra literal,
(2) Cristo reinando realmente nesta terra literal,
(3) o reinado terreno dos santos decapitados,
(4) a ressurreição física,
(5) a segunda vinda de Cristo,
(6) o trono literal de Davi,
(7) a cidade de Jerusalém e
(8) os judeus como uma nação.
Não é estranho observar que alguns dos ensinamentos principais da doutrina premilenial, que exigem muitos dos pontos acima, não façam parte daquele que é considerado como o texto-chave da doutrina?
Com certeza isso lançaria uma grande nuvem de suspeita sobre a validade do seu fundamento. No final do livro de Apocalipse, Jesus condena a todos os que usarem levianamente o seu sagrado conteúdo (Ap. 22:18,19). Seria bom que algumas pessoas lessem essas advertências antes de estudar Apocalipse capitulo vinte.
Lição em PDF
Estudo sobre Apocalipse 20 com o Prof. Álvaro Pestana (ETC)
Próxima aula estudaremos a Lição 6 – A Reconstrução do Templo e do Tabernáculo
Deus te abençoe!
Estudou bem essa aula!? Siga para a próxima!
Aula 6 – A Reconstrução do Templo e do Tabernáculo