Vamos aprender mais da Palavra de Deus!
Faça primeiro o Exercício da lição 9 – Adiado o Reino? (1) Clique e Responda!
Lição 10 – Adiado o Reino? (2)
Vídeo Aula com Prof. Alcides Marques
No Último capítulo discutimos o cumprimento das profecias de Daniel sobre o reino. Essas profecias foram definitivamente cumpridas quando o reino foi estabelecido no dia de Pentecoste.
Neste capítulo veremos que o reino foi pregado pelos apóstolos e a seguir discutiremos o cumprimento de Isaias 2:2,3 e Joel 2:28. O cumprimento dessas duas profecias também confirma a verdade de que o reino de Deus existe agora.
O Reino Prometido e Pregado
Enquanto estava na terra, Jesus disse a seus discípulos:
“Em verdade vos afirmo que, dos que aqui se encontram, alguns há que, DE MANEIRA NENHUMA PASSARAO PELA MORTE ATE QUE VEJAM TER CHEGADO COM PODER 0 REINO DE DEUS” (Mc 9:1; Lc 9:27).
Cristo disse que o reino viria DURANTE A VIDA daqueles discípulos com quem falava.
Antes de sua ascensão Ele ordenou aos apóstolos que permanecessem em Jerusalém até que recebessem o PODER do Espírito Santo (Atos 1:8; Lc 24:49). Alguns dias depois da ascensão de Cristo, o poder do reino (o Espírito Santo) foi derramado sobre os apóstolos (Atos 2:1-4). Pedro pregou o primeiro sermão do evangelho e os que receberam a palavra foram batizados e acrescentados a igreja pelo Senhor (Atos 2:41,47). Paulo pregou mais tarde o reino de Deus, que fora estabelecido aos de Roma, (Atos 28:31). Paulo escreveu aos Colossenses:
“Dando graças ao Pai que vos fez idôneos da parte que vos cabe da herança dos santos na luz. Ele nos libertou do império das trevas e NOS TRANSPORTOU PARA O REINO do Filho do seu amor” (Col. 1:12,13).
Paulo, e aqueles a quem escrevia, tinham sido libertados das trevas e TRANSPORTADOS PARA O REINO. João diz que Jesus “nos constituiu REINO” (Ap. 1:6). O reino entrava na vida de alguns dos discípulos imediatos de Jesus, da forma como ele prometera. Ele chegara com poder (Atos 2:1-4); e fora revelado ao homem (At. 28:31; Ap 1:6).
O reino ou igreja fora estabelecido. Daniel profetizou que Cristo receberia este reino eterno quando subisse ao Pai (Dn 7:13,14).
Jesus disse que o reino viria com poder durante os dias dos discípulos que andavam com Ele (Mc 9:1; Lc 9:27). Assim a conclusão é – Ou o reino foi estabelecido ou existem algumas pessoas terrivelmente idosas ainda vivas!
Deus fez o que prometera?
Certamente!
Jesus veio para cumprir essas profecias. No Sermão da Montanha ele afirmou: “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: Não vim para revogar, vim para CUMPRIR” (Mt. 5:17).
Ele veio na plenitude do tempo para cumprir a profecia e não para adiá-la.
Isaias 2:2-3
Note cuidadosamente a profecia de Isaias, relativa ao estabelecimento da casa de Deus nos últimos dias.
“NOS ÚLTIMOS DIAS acontecerá que o monte da CASA DO SENHOR será estabelecido no cume dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão TODOS OS POVOS. Irão muitas nações, e dirão: Vinde e subamos ao monte do Senhor, e a CASA do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas porque de Sião sairá a lei, e a PALAVRA DO SENHOR DE JERUSALÉM”
(ver também Mq. 4:1-3).
“Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes, e se elevará sobre os outeiros, e a ele afluirão os povos.
E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.
E julgará entre muitos povos, e castigará nações poderosas e longínquas, e converterão as suas espadas em pás, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra”.
Miquéias 4:1-3
Existem muitos pensamentos nesta passagem que definem expressamente certas características relativas ao reino ou casa do Senhor:
1. Tais coisas aconteceriam nos “Últimos dias“. Depois do Espírito Santo ter sido derramado em Atos 2:1-4, Pedro proclamou que estes são os últimos dias. “Mas o que ocorre e o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos ÚLTIMOS DIAS, diz o Senhor…” (Atos 2:16,17). A declaração de Pedro é PROVA DEFINITIVA de que estes seriam os ÚLTIMOS DIAS.
2. Isaias profetizou que a CASA DO SENHOR seria estabelecida. Na primeira carta de Paulo a Timóteo ele escreveu:”Se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na CASA DE DEUS, que é a IGREJA do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” (1 Tm. 3:15). A igreja foi estabelecida no dia de Pentecoste em Atos, capitulo 2 (Atos 2:41,47). Paulo diz que a igreja e a casa de Deus são a mesma instituição (1 Tm 3:15). Segue-se logicamente então, que a casa de Deus foi estabelecida no dia de Pentecoste em Atos, capitulo 2. Podemos nos aprofundar neste raciocínio, voltando a examinar a referencia de Jesus ao reino, em Mateus 16:18-19. Jesus refere-se ao reino e a igreja como sendo a mesma instituição (Mt. 16:18,19). A igreja foi estabelecida no dia de Pentecoste em Atos, capitulo 2 (Atos 2:41,47). Assim sendo, o reino foi também estabelecido no dia de Pentecoste em Atos, capitulo 2. Os temas IGREJA, REINO, e CASA DE DEUS, tem toda relação com o povo de Deus. Conclusão: O inicio da igreja, reino ou casa de Deus deu-se no MESMO DIA, o dia de Pentecoste em Atos, capitulo 2.
3. Isaias disse que “todos os povos” afluíram para a casa de Deus. No segundo capitulo de Atos este registrado que “estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, de TODAS AS NAÇÕES debaixo do céu” Quando o reino foi estabelecido(vs. 5). Muitos dentre eles creram e foram batizados cerca de três mil (Atos 2:41). O reino de Deus é universal (Mt. 28:18,19). Não é constituído por uma raça específica de pessoas mas por todos os que obedeceram ao evangelho (G1 3:26-29; Mc 16:16).
4. Isaias profetizou que a “palavra do Senhor” SAIRIA DE JERUSALÉM”. Ao estudarmos o crescimento da primeira igreja, observa–se que o evangelho foi pregado primeiramente em Jerusalém e depois em Samaria; e, finalmente, ate os confins da terra (Atos 1:8). Jesus disse que o arrependimento e remissão de pecados seriam pregados “em seu nome…a todas as nações, começando de JERUSALÉM” (Lc. 24:47). Foi exatamente isso o que aconteceu. Chegamos na verdade ao monte Sião celestial, que esta acima de toda autoridade das trevas (Hb 12:22; Ap 14:1). Recebemos o reino de que falaram os profetas (Hb. 12:28). A profecia de Isaias, capitulo 2, foi cumprida na igreja e estabelecida no dia de Pentecoste, como registrado no segundo capitulo de Atos.
Joel 2:28
Em Joel 2:28, o profeta Joel prognosticou: “E acontecerá depois que DERRAMAREI O MEU ESPÍRITO SOBRE TODA A CARNE; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões“.
Pedro diz que esta profecia foi cumprida com o derramamento do Espírito Santo em Atos 2:1-4 (Atos 2:16,17). Foi este o cumprimento da profecia? Se não foi, Pedro então enganou-se ao citar o segundo capitulo de Joel no primeiro sermão do evangelho e em dizer que o que Joel profetizara foi cumprido com o derramamento do Espírito Santo.
Confirmação do Segundo Capitulo
Todas as profecias relativas ao reino, feitas por Joel, Isaias, Daniel e outros profetas, foram cumpridas no segundo capitulo de Atos. O estabelecimento da igreja, o reino, é registrado em Atos 2 (vs. 41,47; Mt. 16:18,19). Efésios 2 diz que judeus e gentios (ou “todas as nacões”) foram feitos um, no corpo ou igreja de Cristo.
Colossenses 2 diz que em Cristo “habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” (Col. 2:9). Hebreus 2 afirma que a grande salvação de Deus foi posta a disposição do homem; esta salvação foi pregada pela primeira vez em Atos 2. Tais escrituras não confirmam plenamente o que teve lugar em Atos 2?
Comam à Mesa de Jesus
Outro pensamento que confirma a existência atual do reino é a existência atual da Ceia do Senhor. Antes de sua morte Jesus disse a seus discípulos: “Assim como meu Pai me confiou um REINO, eu vo-lo confio, para que comais e bebais a minha mesa no MEU REINO” (Lc. 22:30).
Depois do dia de Pentecoste em Atos, capítulo 2, vemos os cristãos comendo a “mesa do Senhor“. Paulo escreveu a igreja de Corinto (1 Cor. 1:2), repreendendo-os porque fizeram da “mesa do Senhor” uma reunião comum (1 Cor.10: 20,21). Esta ceia do Senhor era a ceia comemorativa que Jesus estabelecera durante os Últimos dias do Seu ministério (Mt. 26: 26-29; Mc. 14:22,25; Lc. 22:17-20). Esta foi a única mesa referida pelo Senhor como estando no reino. Os discípulos do primeiro século participavam dessa ceia (1 Cor. 11:20,21), portanto, estavam no reino.
Reinando entre Inimigos
A vontade de Deus esta limitada a dos homens? O que você acha?
Muitos hoje dizem que o reino foi adiado porque os judeus rejeitaram a Jesus. Se Deus não pode realizar a sua vontade quando decide intervir nos negócios humanos, não pode então fazer nada até que o homem mortal, falível e pecador lho permita.
Isso é um absurdo! Não pode ser verdade!
Um versículo usado para apoiar a teoria do adiamento é João 1:11, onde João registra que Jesus “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam“. Dizem que, como resultado dessa rejeição, Deus adiou o reino até a segunda vinda de Cristo. Mas à medida que examinamos as profecias relativas a vida de Jesus, fica mais evidente que essa rejeição foi prevista pelos profetas. Foi prevista pelos mesmos profetas que anunciaram o estabelecimento do reino.
Em Salmos 2, foi profetizado que as nações SE ENFURECEM; que os reis e os príncipes da terra iriam levantar-se e conspirar CONTRA O SENHOR e CONTRA O SEU UNGIDO (vs. 1,2). O salmista também diz que o Senhor iria rir-se e zombar daqueles que se levantassem contra o Ungido (vs. 3,4). O seu furor os confundiria (vs. 5). Mas, apesar de sua rejeição, o Senhor colocaria o Seu Rei sobre o santo monte Sião (vs. 6). Deus lhe daria as nações do mundo e ele as regeria com vara de ferro (vs. 7,9).
NOTE – Este mesmo Salmo 6 é citado no quarto capitulo de Atos (4:25,26) Jesus era o Ungido contra quem os judeus conspiraram (4:27). Deus sabia que haveria alguns que se levantariam contra o Seu Filho, mas ISSO NAO TERIA QUALQUER EFEITO sobre o que Ele planejara fazer através de Jesus Cristo (4:28). Seus PLANOS TINHAM SIDO PRÉ-DETERMINADOS E NAO PODIAM SER DESVIADOS PELA REJEIÇÃO DE JESUS POR PARTE DOS JUDEUS (4:28).
Deus sabia e predisse através dos profetas que muitos não aceitariam a Jesus e seus ensinamentos (Is. 53:1; Joao 12:37,38). Apesar da oposição dos homens, Deus iria (e assim o fez) estabelecer o Seu Rei em Sião (Sl. 2:5,6).
Apesar da sua oposição, Jesus iria (e assim o fez) subir à direita de Deus (Atos 2:22-30; Hb. 8:1). O salmista profetizou que esta pedra rejeitada pelos judeus seria a pedra angular do edifício (Mt. 21:42-45; Sl. 118:22). Apesar da oposição deles, Jesus iria (e assim o fez) tonar-se mediador de uma Nova Aliança (Hb. 12:22,24). Deus iria (e assim o fez) estabelecer o Seu reino apesar de qualquer rejeição por parte dos judeus.
O salmista não disse que Deus iria adiar o reino, mas que Ele riria e zombaria dos que se opusessem aos seus propósitos (Sl. 2:3-4). Este é um terrível golpe contra a teoria do adiamento; põe por terra o ensinamento de que Deus adiou o seu reino. Deus sabia que muitos dos judeus iriam rejeitar o Seu Filho, mas ainda assim profetizou e determinou o estabelecimento do Seu reino na época indicada – o dia de Pentecoste no ano 33 A.D.
Prometido o Propósito de Cristo
Cristo JAMAIS PODERIA REINAR NESTA TERRA e continuar sendo aquilo que ele representa hoje para o cristãos. Os premilenialistas dizem que Cristo veio com a intenção de estabelecer um reino terreno. Isso indica que Ele não veio com o propósito de morrer pelos pecados do mundo.
– Se Jesus estava na terra reinando sobre um reino terreno não poderíamos TÊ-LO COMO NOSSO SUMO SACERDOTE (Hb. 2:17; 8:4).
– Se ele não é nosso sumo sacerdote não poderemos ter PROPICIAÇÃO pelos nossos pecados (Hb.2: 17; 1 Joao 2:2; 4:10).
– Se ele não tivesse morrido, não teríamos NINGUÉM PARA CARREGAR NOSSOS PECADOS na cruz (Is. 53:4,11; 1 Pe. 2:24; Hb. 8:28).
A igreja não poderia ter sido comprada com o seu sangue (Atos 20: 28; Ef. 5:25).
Não teria havido SANTIFIÇÃO sem a morte de Jesus (Hb. 2:11; 10:10,14,29; 13:12; Ef. 5:26).
O temor da morte não poderia ter sido destruído sem a Sua morte e ressurreição (Hb. 2:14,15; Rom. 8:15).
NAO TERÍAMOS ESPERANÇA como uma âncora para a nossa alma (Hb. 3:6; 6:18, 19; 7:19).
Se Cristo não tivesse morrido na cruz não haveria REDENÇÃO ETERNA (Hb. 7:27; 9:11-14; Col. 1:14; Rom. 3:24; 1 Cor. 1:3).
Se a teoria do adiamento é verdadeira, essas coisas não poderiam ter sido predeterminadas por Deus.
Mas a leitura do capítulo 53 de Isaias e os demais profetas mostram definitivamente que estas profecias foram cumpridas completamente sem nenhum erro. (Ver também Sl. 22:6; 31:11; 109: 25; Is. 49:7).
A teoria do adiamento diz na realidade que Cristo não veio com o propósito de morrer pelos nossos pecados; que ele não foi propositado como o Cordeiro de Deus que tiraria os pecados do mundo (Mt. 1:21; João 1:29). Podemos dar graças a Deus pelo fato dessa teoria não ser verdade. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Joao 3:16).
O Reino nao é Material
O que muitos não entendem a respeito do reino de Deus é que ele jamais foi proposto como um domínio material aqui na terra. Jesus jamais indicou que o seu reino fosse deste mundo.
Ele respondeu a Pilatos, dizendo: “
O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que eu não fosse entregue aos judeus; MAS AGORA O MEU REINO NÃO É DAQUI” (Joao 18:36).
Ele disse aos fariseus: “O REINO DE DEUS ESTA DENTRO DE VÓS” (Lc. 17: 21 ). Paulo escreveu: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida,” como muitos supõem, “mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rom. 14:17).
Jesus veio a esta terra com a intenção de ser o SALVADOR da igreja que estabeleceu (Ef. 5:23,25; Atos 20:28). E isso ele realizou. Negar esse fato é chamar a morte de Cristo na cruz uma REFLEXÃO TARDIA de Deus e a igreja um simples substituto para aquilo que foi adiado. A Biblia ensina que as bênçãos espirituais de Cristo eram todas parte do PROPÓSITO ETERNO de Deus (Ef. 1:3; 3:10,11) e de forma alguma poderiam ter sido desviadas pela vontade humana.
Deus realiza a Sua vontade sem levar em conta qual seja a vontade do homem. Não existe sequer uma passagem ou insinuação em toda a Biblia que diga que Deus adiou o reino.
Simplesmente nela não se encontra tal coisa.
LIÇÃO 10 EM PDF
Boas Aulas!
Estudou bem essa aula!? Siga para a próxima!
Aula 11 – Duas Ressurreições