Lição 4
Qual o Propósito do batismo? (Parte 2)
Outros versículos sobre a necessidade do batismo
Às vezes parece que há poucos versículos que tratam do batismo porque se fala pouco sobre o batismo nas igrejas. Porém, essa impressão é falsa. O termo aparece 21 vezes na forma de substantivo na versão ARA e umas 80 vezes na forma verbal, totalizando mais de 100 ocorrências. É um assunto que não deve ser negligenciado. Vamos examinar mais algumas destas passagens; mas vamos fazer isto respondendo à pergunta a seguir…
O que acontece no batismo?
Precisamos lembrar que as cartas foram escritas aos santos de diversos lugares e congregações. Enquanto as igrejas da Galácia estavam passando por grandes problemas, Paulo escreveu a eles como irmãos em Cristo. Para eles e para outros, Paulo fala do batismo no passado, porque eles já tinham sido batizados.
Em Gálatas 3:27 Paulo diz o seguinte sobre o batismo: “porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.” Paulo fala de revestir-se de Cristo ou do novo homem em diversas passagens. Por exemplo, veja Romanos 13:12-14: “Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.” Deixamos as roupas velhas da nossa vida no passado e nos revestimos de roupas novas: o próprio Cristo. Paulo continua: “no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” Efésios 4:22-24
Paulo diz ainda: “Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” Colossenses 3:9–10 Este novo homem que devemos nos revestir é Jesus. Quando é que isto acontece? Segundo Paulo escreve em Gálatas 3:27, quando somos batizados. O que acontece no batismo? Somos revestidos de Cristo.
Já estudamos a conversão de Paulo, mas como estamos investigando a pergunta sobre o batismo, vamos observar aquela passagem de novo. Em Atos 22:16 Ananias disse para Paulo: “E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele.” O que acontece no batismo? Nossos pecados são lavados.
Em Atos 2:38, Pedro respondeu àqueles que queriam saber o que fazer e disse: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” O que acontece no batismo? Recebemos a remissão (perdão) dos pecados e o dom do Espírito Santo.
De novo, Paulo escreveu na carta aos Romanos 6:3-4: “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” O que acontece no batismo? Somos sepultados e unidos com Cristo, mas também somos ressuscitados com ele para andar em novidade de vida. O que acontece no batismo? Nós somos ressuscitados para iniciar nossa nova vida em Cristo Jesus.
Romanos 6:5 também é importante para ver o que acontece no batismo; vamos examinar este versículo. “Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição.” A palavra “se” é condicional. Isto quer dizer: se esta condição existir, então teremos este resultado.
Vamos entender isto no contexto. O verbo “fomos” está no passado. Ele escreveu esta carta para os salvos em Roma que já foram batizados. A frase “unidos com ele na semelhança da sua morte” faz referência ao batismo, considerando os versículos 3-4. O verbo seguinte está conjugado no futuro, “seremos”. E a frase final deste trecho, “na semelhança da sua ressurreição”, é o resultado futuro que devemos esperar. Já que se está falando sobre uma ressurreição futura, que vamos receber, então esta frase se refere à ressurreição final quando Cristo voltar.
Aqui vou comentar este versículo na sequência. Se cumprimos a condição de sermos unidos com Jesus na semelhança da sua morte, que no contexto é o batismo, certamente, no futuro quando Jesus voltar, seremos também na semelhança da sua ressurreição, ou seja, seremos ressuscitados fisicamente como Jesus fisicamente saiu do túmulo. Todos vão sair dos túmulos (João 5:28-29). Mas os batizados vão sair dos túmulos para receber um corpo novo como Cristo recebeu. “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.” Filipenses 3:20-21
O ensinamento deste versículo sobre o batismo não deve ser subestimado. O que Paulo está dizendo que acontece no batismo aqui? Nós somos unidos com Cristo e preparados para a ressurreição final.
Ainda neste contexto, Paulo disse em Romanos 6:17-18: “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” O contexto aqui diz respeito ao batismo; não é possível que “obedecer à forma de doutrina” seja outra coisa a não ser o batismo.
Então, o que acontece no batismo? Quando nós obedecemos à forma de doutrina a que fomos entregues, nós somos libertados do pecado e feitos servos da justiça.
Paulo ainda fala sobre o batismo em 1 Coríntios 12:13. “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.” Nós entramos no corpo pelo batismo. O que é esse corpo? Paulo usa a ideia de corpo para representar a igreja. Quer dizer que nós entramos na igreja quando somos batizados. A igreja é o corpo do salvos. Voltando de novo para Atos 2, no dia de Pentecostes Lucas nos relata em Atos 2:41 o seguinte: “Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas”. Foram acrescentados a quê? Este acréscimo aconteceu naquele dia e todos os dias depois. Em Atos 2:47 lemos: “louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”. É interessante como uma versão chamada Bíblia Viva traz com este versículo; veja Atos 2:47 na Bíblia Viva: “louvando a Deus. A cidade inteira tinha simpatia por eles, e cada dia o próprio Senhor acrescentava à igreja todos os que estavam sendo salvos.” O que acontece no batismo? Somos acrescentados à igreja, o corpo dos salvos.
Em sua primeira carta, o apóstolo Pedro também fala do batismo. Ele faz uma comparação do batismo com a história de Noé e sua família que foram salvos do Dilúvio. Oito pessoas foram salvas e Pedro diz em 1 Pedro 3:21: “… figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo.”
Eu me sinto relutante para falar o que Pedro falou. Eu tenho medo de que, ao falar que o “batismo, agora também vos salva”, eu venha a ser mal interpretado, que pessoas poderão pensar que é o batismo que salva e não Jesus. Mas não é diferente do que aconteceu nos dias de Noé. Você diria que a arca salvou Noé e sua família? Sim. Mas foi a arca, sem Deus e sem a fé em Deus? Claro que não! O batismo nos salva porque Deus nos ordenou; nós o fazemos, e a nossa fé em Deus se cumpre naquele momento.
Então, o que acontece no batismo? Nós somos salvos.
Paulo tem outra passagem sobre o batismo além de Romanos 6:3-5, onde ele também fala que o batismo simboliza o sepultamento e ressurreição de Cristo. Só que nesta passagem ele acrescenta mais alguns fatos sobre o batismo. A passagem é Colossenses 2:11-12. Aqui Paulo diz: “Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.”
A circuncisão era para os judeus a marca física provando que estavam em aliança com Deus; que faziam parte do povo de Deus. Aqui Paulo fala que no batismo somos circuncidados, mas não por mãos humanas. É como se passássemos por uma cirurgia espiritual que nos marca como povo de Deus. Também aqui ele fala que é “mediante a fé no poder de Deus”. Não adianta entrar na água se não se tem fé em Deus. Mas com fé, ele vai tirar os seus pecados naquele momento e fazer de você filho dele. O que acontece no batismo? Somos circuncidados espiritualmente e somos feitos povo de Deus.
Versículos Bíblicos que não Usam a Palavra Batismo
Existe pessoas que duvidam que alguns destes versículos se refiram ao batismo, até porque o versículo não usa a palavra. Mas os ensinamentos destes versículos encaixam perfeitamente nos ensinamentos dos versículos já examinados.
Jesus recebeu Nicodemos à noite. Na conversa com ele, Jesus disse- lhe o seguinte em João 3:5: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” Podemos ver dois elementos aqui no novo nascimento do homem, isto é, na salvação para uma nova vida. A água é o primeiro elemento; e se ela não representa o batismo, o que representaria então? O segundo é o Espírito Santo; e quem pode negar que o Espírito faz parte da nossa transformação? Veja como isto encontra paralelos em Atos 2:38, por exemplo. Lembra-se do que Pedro falou? “Arrependei-vos cada um de vós e sejais batizado em nome de Jesus para remissão [perdão] dos seus pecados e recebereis o dom do Espírito Santo.”
água = batismo
nascer do Espírito = dom do Espírito Santo
Paulo também faz um paralelo em que ele não usa a palavra batismo, mas que se torna difícil de explicar se não estiver falando do batismo. A passagem é Tito 3:5, onde Paulo diz: “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.” Aqui o “lavar regenerador” deve ser o batismo e a ação do Espírito Santo em nossa salvação e transformação está também presente.
Outra passagem de Paulo que se refere ao batismo indiretamente é Efésios 2:5-6. Aqui, Paulo fala do momento em que recebemos vida: “e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.” Quando Paulo fala da nossa ressurreição espiritual, ele indica que ela acontece quando somos batizados. Já vimos isto em Colossenses 2:12 e também em Romanos 6:4. Em Efésios 2:5-6, que é uma passagem paralela a estas duas, Paulo não usa a palavra batismo, mas não há razão para acreditar que ele não esteja falando do momento do nosso batismo.
Muitos acreditam que Efésios 5:14 era um trecho de um hino batismal. “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.” É possível que aqui novamente tenhamos uma referência ao batismo.
Paulo também usa palavras que fazem parecer que ele está falando do batismo em Efésios 5:26. Falando sobre a igreja, ele diz: “para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra.”
Hebreus 6:4 “É impossível, pois, que aqueles que uma vez já foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo.”
Há variações nos manuscritos aqui: as versões siríaca e etíope dizem “uma vez já foram batizados”; e acredita-se que a palavra seja usada em Hebreus 10:32 também se referindo ao batismo. O batismo foi chamado desde cedo de “iluminação” pelos antigos, como por exemplo Justino Mártir e Clemente de Alexandria1, no segundo século. Não podemos ter certeza, mas não seria surpreendente se soubéssemos que eles substituíram a palavra “iluminado” por “batizado”.
Então? Você já sabe responder. – O que acontece no batismo?
-
O que acontece no batismo? Gálatas 3:27 Somos revestidos de Cristo.
-
O que acontece no batismo? Atos 22:16 Nossos pecados são lavados.
-
O que acontece no batismo? Atos 2:38 Recebemos o perdão dos pecados e o dom do Espírito Santo.
-
O que acontece no batismo? Romanos 6:3-4 Nós somos ressuscitados para iniciar nossa nova vida em Cristo Jesus.
-
O que acontece no batismo? Romanos 6:5 Nós somos unidos com Cristo e preparados para a ressurreição final.
-
O que acontece no batismo? Romanos 6:17-18 Nós somos libertados do pecado e feitos servos da justiça.
-
O que acontece no batismo? 1 Coríntios 12:13 Somos acrescentados à igreja, o corpo dos salvos.
-
O que acontece no batismo? 1 Pedro 3:21 Somos salvos.
-
O que acontece no batismo? Colossenses 2:11-12 Somos circuncidados espiritualmente, somos feitos povo de Deus.
-
O que acontece no batismo? João 3:5 Nascemos de novo: da água e do Espírito.
O que acontece se você não for batizado?
-
Não somos revestidos de Cristo.
-
Nossos pecados não são lavados.
-
Não recebemos o perdão dos pecados e o dom do Espírito Santo.
-
Não somos ressuscitados para iniciar nossa nova vida em Cristo Jesus.
-
Não somos unidos com Cristo e preparados para a ressurreição final.
-
Não somos libertos do pecado e feitos servos da justiça.
-
Não somos acrescentados à igreja, o corpo dos salvos.
-
Não somos salvos.
-
Não somos circuncidados espiritualmente, e não somos feitos povo de Deus.
-
Não nascemos de novo, da água e do Espírito.
Conclusão
O batismo por imersão nas águas é essencial para a salvação. Não sou eu que está dizendo isso. É o que a Bíblia fala. Você já foi batizado para o perdão dos seus pecados?
Vídeo Aulas
Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo 3
Vídeo 4