Lição 6
Objeções ao Batismo
1. “A Bíblia ensina que somo salvos pela fé somente.”
Aqui está o problema com os proponentes da “fé somente” de hoje: eles criaram uma definição falsa e não-bíblica de “fé”, e aqueles que argumentam contra eles estão aceitando essa premissa defeituosa. Em sua premissa original, a salvação somente pela fé é um argumento bíblico perfeitamente válido. A salvação somente pela fé não impede o batismo – ela o exige. E, por outro lado, o batismo não diminui a salvação somente pela fé – ele a confirma.
2. “A Bíblia ensina que somos salvos pela graça e não por obras; o batismo é uma obra, portanto não se pode exigir o batismo para a salvação.”
O problema aqui também é a definição, não da palavra “graça”, mas da palavra “obra”. De novo em sua premissa original, a salvação pela graça é um argumento bíblico perfeitamente válido.
A salvação pela graça não impede o batismo pois o batismo não é uma obra meritória. “Graça” quer dizer que nós recebemos o que nós não merecemos. Se eu ensino que o batismo me transforma em merecedor da salvação, estou errado. Nada pode transformar um pecador em merecedor de salvação.
A sua fé (necessária para a salvação) transforma você em merecedor da salvação? Não! O seu arrependimento dos seus pecados (necessário para a salvação) transforma você em merecedor da salvação? Não! Sua confissão de Jesus como Senhor (necessária para a salvação, Romanos 10:9) não faz de você um merecedor da salvação. Mas dizer que fé, arrependimento ou confissão fazem você merecedor de salvação seria transformar estas ações em obras meritórias. Não podemos fazer isso! Se alguém ensinar que o batismo transforma a pessoas em merecedoras da salvação, serei o primeiro a condenar tal ensinamento. Fé, arrependimento, confissão e batismo são necessários, mas não anulam a graça pois não estamos dizendo que são obras meritórias.
3. “O ladrão na cruz não foi batizado.”
Ele provavelmente não foi batizado nem mesmo com o batismo de João Batista (Mateus 3:5-6), e certamente não foi batizado com o batismo de Jesus.
Jesus viveu toda a sua vida na Velha Aliança, a não ser pelos 40 dias (Atos 1:3) que viveu na terra após a sua ressurreição. A Nova Aliança começou quando Jesus morreu na cruz (Mateus 26:28). Jesus deu os seus mandamentos finais incluindo o batismo no dia em que subiu aos céus (Atos 1:2, Mateus 28:19-20, Marcos 16:15-16). Portanto, o ladrão morreu na Velha Aliança, mas nós vivemos na Nova Aliança.
4. “E as pessoas no leito de morte, que não têm como serem batizadas? Elas vão se perder?”
Não vou julgar alguém que gostaria de ser batizado, mas se encontra impedido de alguma forma. Não vou julgar. O que quero dizer é que não vou dizer que a pessoa está salva, mas também não vou dizer que está perdida. Meu ministério é ensinar o que a Bíblia diz. Não é julgar o destino de ninguém. Esta objeção não muda a verdade que a Bíblia diz.
Não vou afirmar que existem exceções à regra, mas na hipótese que foi apresentada, a pessoa que lança esta ideia pode vir a pensar: será que as exceções podem se tornar regra para todos? Não. Vivemos pela regra, e se Deus na sua graça e misericórdia quer abrir uma exceção à instrução bíblica, ele pode; é claro que pode. Mas nós, de modo geral, não estamos nesta situação e não devemos negligenciar as instruções claras do nosso Senhor sobre este assunto.
Às vezes a questão é mais sobre a conveniência do que sobre a doença. Quantas vezes alguém “aceita Jesus” no leito de morte e se recupera, fica bem e vai para casa; e então, mesmo com tempo para agir, não é batizado depois!
Certa vez um missionário foi visitar um paciente que estava no leito de morte e o homem, já pensando que ia morrer, quis ser batizado. O missionário conversou com uma enfermeira, foi à lavanderia, arrumou um tanque sobre rodas, encheu-o com água, levou até o apartamento do doente e batizou-o em Cristo Jesus. Por conveniência teria sido muito fácil dizer: “Ele não pode. Vamos deixá-lo nas mãos de Deus. Deus vai ser justo.” Acontece que neste caso que o homem não morreu. Deus ouviu as orações dos irmãos e ele saiu do hospital curado. Não estou sugerindo
que o batismo o curou, mas estou dizendo que quando nós queremos
fazer a vontade de Deus, muitas vezes Deus vai nos mostrar o caminho.
5. “Não posso ser batizado porque moro com uma pessoa e não somos casados no civil.”
Concordo. Você não pode ser batizado, mas isto tem pouco a ver com a papelada no cartório. A verdade é que se você está vivendo com alguém que não é seu cônjuge, sem ser casado, você está vivendo em pecado. E quem está vivendo no pecado deliberadamente, não é salvo e não pode ser salvo sem que se arrependa dos seus pecados. Em outras palavras: Pare de viver no pecado!
Como já vimos em outra lição, o candidato ao batismo tem que se arrepender dos pecados. A primeira pregação de Jesus foi: Mateus 4:17 “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” Pouco antes de voltar para os céus ele expressou seu desejo dizendo: “Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.” Lucas 24:46-47
Permita-me falar mais claramente: Quem está vivendo num estado de constante pecado está perdido. Precisa ser batizado, sim, mas enquanto continuar a viver no pecado sem se arrepender dos pecados, não pode ser batizado; não pode ser salvo.
O que acontece é que as autoridades da igreja dizem que pessoas nestas situações podem ser salvas sem o batismo, mas não podem ser batizadas para tomar a ceia do Senhor e outras atividades da igreja até que tirem a certidão de casamento no cartório. Desculpe-me por dizer isto, mas essa é uma noção cheia de erros. Em que lugar da Bíblia está isso? E confesso que às vezes questiono o motivo para os pastores fazerem esta colocação. Não se pode tomar a ceia, mas será que impedem as pessoas nesta condição de dar o dízimo? Será que eles não estariam procurando driblar o ensinamento bíblico? É como se estivessem dizendo: “Você não pode ser irmão, mas a gente deixa você ser ‘meio-irmão’ sem o batismo.” O maior problema ainda é o engano. As pessoas vivendo no pecado são enganadas ao crer que são salvas, quando na verdade, sem o arrependimento e sem o batismo ninguém pode ser salvo. Atos 2:38 “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”
6. “Quando Paulo falou que ’há um só batismo’ em Efésios 4:5, ele se referia ao batismo do Espírito Santo; portanto o batismo nas águas não é mais necessário.”
Em primeiro lugar, a Bíblia desconhece o “batismo do Espírito Santo”. A Bíblia não fala em lugar nenhum que o Espírito Santo batiza alguém. Jesus disse aos seus discípulos: “E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” Atos 1:4-5 Aqui é com o Espírito Santo. Não é do Espírito Santo. “Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.” Atos 11:16 Aqui é com o Espírito Santo. Não é do Espírito Santo.
No Segundo lugar: obviamente o que aconteceu no dia de pentecostes foi o batismo com o Espírito Santo. Se já tinha acontecido qual foi o batismo que o apostolo Pedro ordenou em Atos 2:38? E se depois do dia de Pentecostes o batismo em água não valia mais, por que Felipe e o eunuco entraram na água e Felipe o batizou? Atos 8:38 E se só tivesse o batismo do Espírito Santo após o dia de Pentecostes por que Pedro de novo ordenou que Cornélio e toda sua casa fossem batizados em água? Atos 10:47-48 Não posso entrar neste estudo agora pois não é nosso assunto. O batismo com o Espírito Santo merece um estudo profundo. Mas Efésios 4:5 só pode estar referendo ao batismo em água mandado por Jesus ser ensinado e praticado até o fim. Mateus 28:19-20
7. “Mas eu já fui batizado! Você está me dizendo que preciso ser batizado de novo?”
Em primeiro lugar, você foi imergido em água? Se você foi aspergido, você não foi batizado. Se derramaram água na sua cabeça, você não foi batizado. Sugiro revisitar a Lição 2 onde exploramos bastante o sentido da palavra quando Jesus a usou.
Em segundo lugar, você era criança? Quando você foi batizado você era um pecador arrependido do seu pecado ou era jovem demais para entender estas coisas? O batismo é para pessoas que ouviram a mensagem do evangelho, creram em Jesus. arrependeram-se dos pecados e confessaram-no como Senhor. O batismo é para adultos que conscientemente entregam suas vidas a Jesus. Se não você não tinha entendido e agiu desta forma, o seu batismo não é válido segundo as Escrituras.
Em terceiro lugar, você já havia sido salvo quando decidiu ser batizado? Se sim, então por que foi batizado?
Primeira resposta:
Vejamos o que alguns falam…
- “Bem, eu queria cantar no coral, mas o pastor disse que não podia pois não era batizado. Aí eu pedi o batismo.”
-
“Eu queria tomar a ceia do Senhor, mas o pastor disse que só os batizados podiam. Por isso pedi para ser batizado”.
-
“Eu me sentia desamparado sem a carteirinha da igreja. Pedi para o pastor, mas ele não me deu dizendo que antes eu precisava ser batizado. E foi o que fiz.”
-
“O pastor disse que ele queria que eu fosse membro da igreja dele, mas que eu precisava ser batizado para fazer parte. E assim fui batizado.
Nada disso segue o que a Bíblia diz sobre a salvação e o batismo.
Segunda resposta:
Você foi salvo antes do batismo? Como foi sua salvação?
-
“O pastor mandou e eu levantei minha mão. Ele orou e deu graças a Deus por todos que foram salvos levantando as mãos naquele dia.”
-
“O evangelista da televisão me pediu para fazer a oração do pecador, repetindo o que ele falava: ‘Pai Celestial, sei que sou pecador e que mereço ir para o Inferno. Eu acredito que Jesus Cristo morreu na cruz pelos meus pecados. Agora eu o recebo como meu Senhor e Salvador pessoal. Prometo servi-lo da melhor maneira possível. Por favor, me salve. Em nome de Jesus, amém.’ E o pastor declarou que estávamos salvos.”
-
“Eu sou salvo desde o berço. Fui criado num lar cristão.”
-
“Um dia estava visitando uma igreja vizinha e o pastor fez um apelo muito emocionante que tocou meu coração. Ele convidou todos que quisessem ser salvos para vir à frente. Eu fui, ele impôs suas mãos sobre mim e fez uma pequena oração, agradecendo a Deus por me ter salvado naquele dia.”
Levantar a mão não é errado. Orar não é errado. Manifestar-se de algum modo para dizer que quer ser salvo não é errado. O errado é dizer que alguém está salvo sem a pessoa ter feito o plano de Deus para a salvação. O errado é não falar da natureza essencial do batismo como parte do plano de salvação, como a Bíblia ensina.
Terceira resposta:
Só há um batismo legítimo hoje. Paulo disse em Efésio 4:5 que “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.” Claro que ele estava dizendo que há um só batismo certo. Ele também diz que há um só Senhor, mas sabemos que no mundo as pessoas servem poder, fama e dinheiro, que se tornam o senhor de muitas pessoas. Então o que Paulo estava dizendo com todos estes “um só” aqui no contexto é que há um só que é o certo, que vale a pena. Então, com relação ao batismo, há um só que é certo e que vale a pena.
Se você recebeu algo que foi chamado de “batismo”, mas que não foi feito de acordo com o que a Bíblia diz, você não recebeu o batismo de Jesus. Você precisa fazer o batismo que Jesus ordenou. “Ah, mas eu sei agora a verdade sobre meu batismo que não sabia na hora, agora eu sei o que eu fiz e o que aconteceu. Eu fui salvo naquele momento.”
Já tomou a ceia do Senhor? Sim. Se alguém entrar e tomar a ceia sem entender o que está fazendo vale alguma coisa? Não. Então como é possível ser batizado corretamente sem entender o que está acontecendo?
Enfim, creio que as objeções foram respondidas com ensinamentos bíblico e com clareza. Se você não concorda ou se você tem outros argumentos contra a necessidade do batismo para a salvação entra em contato conosco. Vamos continuar nosso diálogo.
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