Nessa aula estamos iniciando o Módulo 2 do nosso curso Sermão do Monte – Tema: As Bem-Aventuranças!
Texto das Bem Aventuranças
1 Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2 e ele começou a ensiná-los, dizendo:
3 “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
4 Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
5 Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
8 Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
9 Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.
11 “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.
12 Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”.
Mateus 5:1-12
UM CARÁTER PERFEITO – Mateus 5.1-12
O Sermão do Monte expunha a santidade divina e as exigências de um Deus santo.
Nosso Deus quer que sejamos perfeitos nas nossas atitudes, que não são nossas, mas de Deus, isso quer dizer que, se imitarmos O perfeito nas suas atitudes, também seremos perfeitos se o praticarmos.
I. As Bem-Aventuranças – Mt 5.1-12
O Senhor Jesus descreve o tipo de justiça que Deus espera dos que venham a conhecê-lo pela fé.
Essa parte do sermão, muito conhecida, amada e frequentemente citada, mas pouco compreendida, é denominamos as Bem aventuranças.
1. O que é ser Bem-aventurado:
A. Definição: Afortunados, felizes – O termo “ Bem- aventurado ” (makarios), usada entre os gregos, em sua origem descrevia a condição dos deuses gregos que se supunha viverem satisfeitos, ou contentes, porque tinham tudo quanto desejassem e eram livres para desfrutarem de tudo que possuíam, sem restrições;
B. É ser abençoado por Deus: Frequentemente se emprega o termo “feliz” “ Bem-aventurado” no Novo Testamento para descrever a condição daqueles a quem Deus abençoa;
C. É praticar a Palavra de Deus: João 13:17, Tiago 1.19-25;
D. É crer em Jesus: Em João 20:29 o Senhor emprega a mesma palavra ao dirigir-se a Tomé: “Porque me vistes crestes? Bem-aventurados
os que não viram e creram” aquele que crê é verdadeiramente feliz;
E. Em sua primeira carta a Timóteo, Paulo emprega a mesma palavra, agora traduzido por “bendito”: “Segundo o Evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado (1:11).
F. Aqui o apóstolo fala do contentamento que pertence a Deus em virtude de ser ele quem é. A infelicidade não se encontra em Deus.
Visto que se trata de um Deus feliz, ele confere sua felicidade aos que creem nele.
2. Bem-aventurados os humildes de espíritos porque deles é o reino dos céus – v. 3
A. O termo “ ” ( ς – Ptõchos) é uma palavra muito interessante e descritiva. Para entender seu emprego, veja Lucas 16:19-22;
B. Humilde e mendigo derivam de uma raiz que significa “cobrir” ou “encolher”. Era tão humilhante ao indivíduo confessar que nada tinha, e que por isso dependia de outrem, que o próprio ato de mendigar o rebaixava. Por isso é que o mendigo cobria o rosto,
encolhia-se, acovardava-se quando estendia a mão para pedir uma esmola. Ele tinha vergonha de ser reconhecido.
C. A palavra que nos versículos 20e 22 é traduzida por “mendigo” é a mesma que em Mateus 5:3 se traduz por “humildes”, o mendigo era destituído de tudo, batido pela pobreza, sem recursos de nenhuma espécie.
D. Não se chega a Deus com justiça própria;
E. Precisamos entender que somos espiritualmente pobres, miseráveis, nada temos;
F. Você se acha melhor do que ladrões, homossexuais, prostitutas, etc?
G. Recompensa: “Deles é o Reino dos céus ” – Ser pobre de espírito é uma condição essencial para se entrar no reino de Deus.
3. Bem-aventurados – os que choram porque serão consolados – v. 4
A. O sofrimento é parte integral da vida humana. Tanto o discípulo de Cristo quanto aquele que não o é, sofrem iguais, mas a
diferença, é que a promessa de consolo é para os seus discípulos;
B. O choro de sofrimento:
a) Daniel – Daniel 9.3-5;
b) Maria Madalena – João 20.11-16.
C. O choro de arrependimento:
a) 1 Co 5.2; Tg 4.9;
b) Davi – Salmos 51.10-12;
c) Pedro – Lucas 22.61-62.
D. O sofrimento nos faz desejar o céu;
E. O sofrimento nos ajuda a se identificar com os outros;
F. O sofrimento acaba com o orgulho e a arrogância;
G. O sofrimento faz do discípulo um seguidor fiel a Deus;
H. Consolo aqui 2 Co 1.3-7 e no céu Ap 7.16; 21.4.
I. Recompensa: “Serão consolados” – Se não fosse a promessa de Jesus, os filhos do Rei estariam perdidos em seu choro – “graças a Deus pela vitória em Cristo Jesus Nosso Senhor” (Rm 7:24-25a).
4. Bem-aventurados – os mansos, porque herdarão a terra – v. 5.
A. O termo “manso” (praus) significa domesticado, treinado, poder sob controle. Sabemos que a força sem controle é perigosa,
mas a energia sobre controle é poder.
B. Mansidão não é:
a) Indiferença ao mal – Jesus odiava a iniquidade tanto quanto amava a justiça (Hebreus 1:9). O homem manso suportar maus
tratos, mas não é passível ao mal (Romanos 12:9);
b) Fraqueza – Aquele que tinha 72.000 anjos sob seu comando (Mateus 26:53) descreveu-se como “manso e humilde de coração” (Mateus 11:29) Jesus era manso não porque ele fosse impotente, mas sim, porque tinha seu imenso poder sob controle.
C. Mansidão é:
a) Uma atitude para com Deus e os outros, que é produto da escolha. É ter o poder para se comportar diferentemente diante de uma atitude adversa;
b) Um traço de caráter, metódico, constante e consciente, esforçando-se para ficar sob o controle de Deus. Distantes de Cristo somos como animais selvagens, vivemos para nossas paixões e caprichos. Junto a Cristo nos tornamos submissos e mansos;
c) É uma qualidade espiritual que vem do Espírito Santo de Deus e não uma disposição natural – Gal 5.23.
D. Recompensa: “Herdarão a terra” – Esta é a promessa de Deus para o homem manso. O homem que não tem nada herdará tudo. Esta promessa não é somente para o futuro, mas também para o presente. O apóstolo Paulo expressou bem essa ideia quando disse: “Nada tendo, mas possuindo tudo”.
APOSTILA
Leitura – Cidadãos de Um Reino Celestial (Clique e Abra)
Vídeo Aula – Alcides Marques
Estudou bem essa aula! Siga para a próxima – Aula 4 – As Bem-Aventuranças.