Nossa Segunda aula de Introdução
I. Observando o contexto do evangelho de Mateus
Mateus escreveu seu Evangelho tanto aos judeus recém-convertidos, quanto à nação de Israel. O seu intuito era demonstrar que Jesus Cristo era o Messias prometido, o Messias da aliança.
Para compreendermos melhor o Sermão do Monte é necessário antes considerarmos o contexto em que Mateus o coloca. O Evangelho de Mateus é chamado o “Evangelho do Reino”. Por que este é o seu tema principal.
O Reino de Deus, onde Jesus é descrito como o Grande Rei. A mensagem anunciada em Mt 4:17 é fundamental.
“Daí por diante passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”
Com isto Jesus declara que finalmente através dEle começa a manifestar-se o reinado soberano de Deus sobre os homens. Esta convocação espiritual que Jesus e João Batista (Mt 3:1-2) fazem, chamando a nação de Israel ao arrependimento, pois a chegada do Reino dos céus estava próximo, indicava que o Reino estava às portas.
Este clima de anuncio da chegada do Reino torna este Sermão especial. Ele não é um simples Sermão. Ele dá início ao ministério público de Jesus.
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Os dois primeiros capítulos demonstram que Cristo tinha direito legal ao trono, e como os gentios (os magos) o reconheceram como Messias;
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No capítulo três aparece João Batista como a estrela matutina nas trevas da noite de Israel proclamando uma mensagem ao povo: “Arrependei-vos, por que está próximo o reino dos céus” (3:2). João anunciava que o reino que Deus prometera a Davi em 2 Samuel 7:16 estava próximo. Com essas palavras, João apresentou o Messias à nação que havia muito aguardava a sua vinda;
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No capítulo quatro, Mateus mostra o direito moral de Cristo de ser o rei de Israel mediante seu triunfo sobre Satanás e sobre as tentações no deserto;
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Havia chegado o momento de Cristo iniciar seu ministério, e a primeira palavra que ele proferiu a nação de Israel foi: “Arrependei-vos, por que está próximo o reino dos céus” (4:17)
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II. Entendendo como Cristo relacionou A Lei com a vida de fé.
O Antigo Testamento deixou muito claro que só os justos seriam aceitos no reino do Messias.
- As perguntas do Salmo 24, “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar?” A resposta é: “O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente” (24:3-4).
- O profeta Zacarias, nos capítulos 12 e 13 do seu livro, deixou claro que sem confissão e purificação de pecados, não há como entrar no reino do Messias;
- Em Ezequiel 36:26-27, Deus prometeu dar aos filhos de Israel um coração novo e um espírito novo, e que os faria andar nos estatutos divinos. Se não fossem salvos de suas impurezas, não poderiam participar da glória do reino do Messias;
- A justiça ou retidão de vida era um requisito indispensável para se entrar no reino. Os discípulos conhecia apenas a justiça segundo os fariseus;
- De acordo com o ensino dos fariseus, a observância da tradição dos homens daria a todos os descendentes de Abraão o direito de entrar no reino do Messias;
- Jesus sempre combateu a maneira do ensino dos fariseus – Mateus 9.10-13; 12.1-14; 23.1-39.
III. Diferença entre o Sermão de Mateus e o de Lucas
Há algumas dificuldades no estudo do Sermão do Monte. Provavelmente uma das maiores encontra-se quando o sermão registrado por Mateus é comparado com o sermão registrado por Lucas. A seguir iremos verificar algumas dessas diferenças e algumas possíveis explicações e/ou soluções.
O Sermão de Mateus
- Mateus registra que Jesus proferiu este sermão num monte (5:1);
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Mateus mostra que quando Jesus começou a ensinar este sermão Ele só havia chamado 4 dos 12 apóstolos (Pedro, André, Tiago e João – 4:18-22).
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Mateus registra oito bem-aventuranças (5:1-12).
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Todo o sermão contido em Mateus soma 107 versículos.
O Sermão de Lucas
- Enquanto que Lucas relata que Jesus ensinou um sermão “semelhante” numa planície – (617)
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Por outro lado Lucas diz que Ele já havia escolhido todos os 12 apóstolos (Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, Simão, Judas e Judas Iscariotes).
- Lucas tem apenas 4 bem aventuranças. (6:20-23)
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Lucas registra apenas 30 versículos dos 107 contidos no sermão do evangelho de Mateus.
Alguns versículos de Mateus sobre o Sermão do Monte são usados por Lucas em várias partes do seu evangelho, algumas delas sem nenhuma ligação, pelo contexto, a qualquer sermão, nem num monte nem numa planície.
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MATEUS
ASSUNTO
LUCAS
5:1-12
Sobre as Bem-aventuranças
6:20-23
5:13
Sobre o Sal da terra
14:34-35
5:18
Sobre a Lei
16:17
5:25-26
Sobre o Acordo com o adversário
12:58
5:32
Sobre o Divórcio
16:18
5:38-42
Sobre a Vingança
6:27-30
5:43-48
Sobre o Amor ao próximo
6:32-36
6:9-15
Sobre a Oração dominical
11:2-4
6:19-21
Sobre os Tesouros no céu
12:33-34
6:22-23
Sobre a Luz e as trevas
11:33-36
6:24
Sobre os Dois Senhores
16:13
6:25-34
Sobre a Ansiedade da vida
12:22-31
7:1-5
Sobre o Julgamento ao próximo
6:37-38; 41-42
7:7-12
Sobre a Insistência na oração
11:9-13
7:13-14
Sobre os Dois caminhos
13:24
7:24-27
Os Dois fundamentos
6:46-49
IV. O que é o Sermão do Monte?
- O Sermão do Monte é:: “O Evangelho do Reino” (Mateus 4:23)
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Suas bênçãos e princípios éticos não são atingíveis pelos não convertidos;
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Este é um sermão para os cidadãos do reino;
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A salvação, e não a reconstrução social é seu alvo;
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Os homens de sabedoria mundana estão destinados a jamais entendê-lo;
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Trata-se de atitudes;
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Ele não é somente carne para os maduros, mas um desafio àquele que faz sua primeira aproximação ao domínio e à justiça do céu.
Atenção!
Somente após Estudar bem essas Aulas é que você deverá seguir para o Exercício.
Tudo certo? Então se estudou bem siga para o Exercício desse primeiro Módulo clicando abaixo!