Exercício da Lição 5 – Apocalipse 20
Vamos a nossa aula! Lição 6 – A Reconstrução do Templo e do Tabernáculo
28 que diz acerca de Ciro: ‘Ele é meu pastor, e realizará tudo o que me agrada; ele dirá acerca de Jerusalém: “Seja reconstruída”, e do templo: “Sejam lançados os seus alicerces”
Isaías 44:28
Vídeo Aula com Prof. Alcides Marques
LIÇÃO 6 – RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO E DO TABERNÁCULO
Neste e nos dois capítulos seguintes será estudada a restauração dos judeus é terra da Palestina e a reconstrução do templo.
Um dos ensinamentos principais dos anglo-israelitas premileniais (os que alegam que as raças anglo-saxônicas de hoje são as dez tribos perdidas de Israel) é que o templo em Jerusalém será reconstruído e os judeus restaurados é sua terra.
Esse ensino é falho por muitas razões, algumas das quais iremos apresentar no decorrer desse estudo.
Muitos estão proclamando a falsa esperança de que o templo de Deus do Velho Testamento, será reconstruido no inicio do reinado de mil anos de Cristo aqui na terra. Segundo eles , esse será o cumprimento das profecias do Velho Testamento relativas a sua reconstrução.
A Bíblia diz que as profecias referentes é reconstrução do templo foram cumpridas quando os judeus voltaram do cativeiro na Babilônia. Dizer que assim não foi, é pedir um novo cumprimento daquilo que já foi cumprido.
Vamos examinar tais profecias.
Profetizada a Reconstrução
Isaías, em suas profecias de restauração, profetizou que Jerusalém e o templo seriam reconstruídos. Disse ele:
“digo de Ciro: Ele é meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz; que digo também de Jerusalém: SERA EDIFICADA; E DO TEMPLO: SERÁ FUNDADO” (Is. 44:28; ver também 14:32; 45:13; 54:11).
Isaías profetizou aproximadamente duzentos anos antes de Ciro nascer. Ele disse que ele, Ciro, permitiria aos judeus a reconstrução de sua cidade e seu templo.
Durante o cativeiro dos judeus na Babilónia, Ezequiel, com o propósito de encoraja-los, profetizou em detalhe que o templo de Deus seria reconstruído (Ez. 40-44).
Essas profecias foram cumpridas?
Muitos que acreditam no reinado de mil anos de Cristo na terra, respondem que NÃO.
Mas a Bíblia diz que SIM!
Feita a Reconstrução
Esdras 1:1 diz:
“No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor, por boca de Jeremias, despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino…”
Qual era a proclamação? Esdras nos diz.
Os capítulos de 3 a 6 de Esdras nos contam a história da reconstrução do templo pelos judeus. Em Esdras 6:15 lemos: ” ACABOU-SE ESTA CASA no dia terceiro do mês de adar, no sexto ano do reinado do rei DARIO“.
A profecia relativa á reconstrução do templo foi cumprida nos dias de Esdras. O templo não precisa ser reconstruido uma segunda vez, nem uma terceira ou quarta vez, para cumpri-la. Ela foi cumprida durante o reinado de Dario, rei da Pérsia há 2.500 anos atrás.
Os premilenialistas estão certos em afirmar que as profecias disseram que o templo seria reconstruído, eles apenas se enganaram quanto á época do cumprimento, por alguns mil anos.
Reconstrução do Tabernáculo
Apesar dos premilenialistas alegarem constantemente que as profecias do Velho Testamento deveriam ser interpretadas literalmente, eles ESPIRITUALIZAM a profecia que o tabernáculo de Davi seria levantado (Am 9:11-12).
Os premilenialistas afirmam que essa profecia refere-se aos judeus como nação e que eles serão restaurados a terra da Palestina no início do milênio. Mas Tiago na Bíblia argumenta que a profecia relativa ao levantamento do tabernáculo de Davi foi cumprida na igreja.
Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras: expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome.
Conferem com isto as palavras dos profetas, como está escrito:
Cumpridas estas coisas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi; e, levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei.
Para que os demais homens busquem o Senhor, e também todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome,
diz o Senhor, que faz estas coisas conhecidas desde séculos.
Atos 15:13-18
Em quem devemos acreditar?
Um breve estudo desta profecia revelará a resposta.
A Reconstrução Profetizada e Cumprida
Amós profetizou:
“Naquele dia LEVANTAREI O TABERNACULO CAÍDO DE DAVI, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas RESTAURA-LO-EI COMO FORA nos dias da antiguidade” (Amós9:11).
Em Atos, capitulo 15, a igreja discutiu o assunto da entrada dos gentios para fazerem parte dela. Pedro levantou-se e falou como Deus tinha maravilhosamente revelado o Seu Espirito na casa de Cornélio(vs.7-11; Ver também Cr.10,11).
Paulo e Barnabé repetiram os muitos “sinais e prodígios Deus fizera por meio deles entre os gentios” (vs. 12). Tiago citou então Amós 9:11-12 dizendo que esta profecia tinha sido cumprida na igreja; que o tabernáculo ESPIRITUAL de Davi tinha sido construido de modo que “os demais homens busquem o Senhor, e todos os gentios sobre os quais tem sido invocado meu nome “ (Atos 15:14-21).
Tiago liga a profecia de Amós com o estabelecimento da igreja e a aceitação dos gentios no reino. Segundo Tiago, o tabernáculo foi levantado para que os gentios, o remanescente, pudessem “buscar o Senhor”. Se o tabernáculo de Davi não foi levantado, os gentios não podem buscar o Senhor nem ter Seu nome invocado sobre eles.
Esta profecia foi cumprida com o estabelecimento da igreja.
Deus adiciona TODOS os homens, judeus ou gentios, que sejam obedientes, á igreja (Rom. 1:16,17; Ef. 2:14-22; Gl. 3:26-28).
Não existe qualquer indicação de que a profecia de Amós tenha alguma outra interpretaçao além da que foi dada por Tiago.
O Templo Espiritual de Deus
Os envolvimentos espirituais nas profecias literais relativas “a reconstrução do templo” foram também cumpridas na igreja, o santuário espiritual de Deus.
O Novo Testamento o confirma claramente. A igreja é composta de SACERDOTES santos (1 Pe 2:5; Ap 1:6). Esses sacerdotes formam um SACERDÓCIO Real (1 Pe. 2:9).
Em lugar de sacrifícios animais são oferecidos sacrifícios espirituais (Rom. 12:1). Paulo escreveu com relação a esse templo:
Aos coríntios, Paulo escreveu:
A IGREJA é a CASA DE DEUS (1 Tm. 3:15), o cumprimento do tabernáculo espiritual de Davi profetizado. Paulo escreveu: “para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na CASA DE DEUS, QUE E A IGREJA de Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” (ver também 1 Pedro 4:17).
Em 2 Cor. 6:16, Paulo acrescenta: “Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? PORQUE NÓS SOMOS SANTUÁRIO DO DEUS VIVENTE, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo“.
Tudo Foi Cumprido
As profecias relativas ao templo e ao tabernáculo foram cumpridas em todos os seus detalhes. Os profetas vaticinaram que o templo seria reconstruído. E o foi. Depois do cativeiro babilónico os judeus reconstruíram o templo. Esdras disse que a reconstrução TERMINOU no reinado de Dario (Esdras 6:15).
O tabernáculo espiritual de Deus é a igreja (também chamada de templo de Deus).
5 vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.
I Pedro 2:5
É o templo de Deus hoje, a casa do Deus vivo. Tiago afirmou-o em Atos 15 e os escritores do Novo Testamento o declararam claramente em suas epístolas. Não existe uma esperança futura (ou necessidade dela) dada aos cristãos quanto a uma futura reconstrução do templo ou tabernáculo material do Velho Testamento.
Por que Deus desejaria voltar das coisas espirituais para as materiais?
Por que desejaria Ele destruir o templo espiritual – A IGREJA – e substituí-lo por um
templo literal em Jerusalém?
Se não destruir o templo espiritual – A IGREJA – Ele terá então dois templos – um espiritual e outro material — durante o reinado milenial.
É isto que os premilenialistas estão na verdade ensinando.
Lição em PDF
Estudou bem essa aula!? Siga para a próxima!
Aula 7 – Os Judeus Restaurados (Parte 1)