Vamos a nossa última aula do curso!
Responda agora ao Exercício da lição 15 sobre o Anticristo.
Vamos ao nosso Estudo! Tristes Conclusões!
Vídeo Aula – Alcides Marques
Lição 16 – Tristes Conclusões
O premilenialismo é o ensinamento de que Jesus irá reinar nesta terra literal, sobre o trono de Davi, por um período de mil anos.
As seitas religiosas que promovem o conceito premilenialista, agem dessa forma, tentando harmonizar primeiramente o reinado milenial com os seus credos e doutrinas.
Tais esforços levaram a uma grande variedade de pontos de vista subsidiários, no sentido de como o reino será estabelecido e de que maneira Cristo reinará. Apenas algumas das principais teorias falsas da doutrina, como um todo, foram examinadas neste curso.
Esses erros capitais do premilenialismo deduzem consequências completamentenão escriturísticas. Neste último capítulo, o autor deseja salientar essas lamentáveis conclusões a que a doutrina do premilenialismo nosleva.
A maior parte dessas consequências já foi mencionada nos capítulos anteriores; mas para enfatizar a gravidade dessas conclusões e seu ataque direto à Palavra de Deus, é necessário revê-las novamente.
O leitor deve reexaminar cada capitulo que trata da consequência especifica descrita no restante deste capitulo.
Cristo é Destronado
Os premilenialistas ensinam que Cristo não se acha agora no trono de Davi. Ele não está no Seu trono, reinando sobre o Seu reino. Os premilenialistas dizem que Cristo não receberá o seu trono até que volte a esta terra literal para reinar sobre um reino literal. Em outras palavras, este ensinamento destrona a Cristo agora e diz que ele reinarásobreoseuESTRADO,aterra(Mt.5:35),duranteomilénio.
Não é isto certamente o que a Bíblia ensina com respeito ao reinadode Cristo. A Bíblia ensina que Jesus possui presentemente toda autoridade (Mt. 28:19); que ele está reinandoe regendo a mão direita de Deus (Ef. 1:20-23; Hb 8:1; Atos 2:30-35); que ele está reinando sobre o seu reino, a igreja (Mt. 16:18,19; Ef 1:20-23; Lc 1:31-33; Zc. 6:12,13); que ele é o Rei dos reis (João 18:37; 1 Tm. 6:15); e que ele reinará apenas atéasuasegundavindaeojuízo(1Cor.15:24-28).
Em comparação com o que a Bíblia diz sobre o seu reinado atual, o conceito milenial de um reinado terreno seria certamente inferior.
O Poder de Deus é Limitado
O premilenialismo LIMITA O PODER DE DEUS no sentido de afirmar que Deus NÃO PÔDE estabelecer o reino quando Cristo veio a terra pela primeira vez porque os judeus O rejeitaram e não receberam a sua palavra. Deus então “adiou” o reino e estabeleceu a igreja em seu lugar.
Em outras palavras, se este ensinamento nao-escriturístico é verdadeiro, o poder de Deus é LIMITADO a vontade do HOMEM MORTAL.
Se a rejeição do reino pelos judeus forçou Deus a adiá-lo, esta seria então uma mudança na maneira de agir de Deus em relação aos judeus, com base na história de sua libertação do cativeiro no Egito registrada no livro de Êxodo. Como pode ele tirá-los da servidão egípcia e esmagar os exércitos do Egito naquela ocasião e não conseguiu esmagar os exércitos romanos durante a vida de Cristo, estabelecendo o reino?
Será que Deus envelheceu e perdeu as forças com o passar do tempo? Será que percebeu ter cometido um erro em libertar os rebeldes judeus do cativeiro egípcio e prometeu a si mesmo que jamais forçaria novamente as suas leis sobre a humanidade?
A resposta a essas perguntas é um não absoluto!
A vontade de Deus não esta limitada a vontade do homem. Ele tem capacidade para realizar aquilo que promete (Rm 4:21). Ele pode livrar (Dn. 3:15-17). Nenhuma palavra ou promessa de sua boca está isenta de poder (Lc. 1:37). Se ele decide interferir nos afazeres humanos, que mortal poderá impedi-lo, que mortal poderá afirmar que não pode levar a efeito seus desejos?
A Igreja é um Substituto
Se a igreja foi estabelecida ao ser adiado o reino, como ensinam os premilenialistas, a igreja, então, não passa de um simples SUBSTITUTO para o reino. Isso significa que a igreja foi uma REFLEXÃO TARDIA de Deus. Deus não pôde fazer aquilo que pretendera e profetizara durante centenas de anos e decidiu assim estabelecer a igreja em lugar do reino.
Isto traz duas acusações contra as profecias inspiradas do Velho Testamento. Primeiro, Deus prolongou o cumprimento das profecias do Velho Testamento relativas ao reino até uma data posterior (os próprios premilenialistas dizem isto) e, segundo, a igreja não foi planejada nem profetizada por Deus no Velho Testamento.
Só que Ambas as acusações são falsas pois o Senhor cumpriu as profecias relativas ao reino que é também a igreja (Mt. 16:18,19; Col. 1:13; Atos 2:41,47). Da mesma forma a igreja foi predeterminada, planejada e profetizada no Velho Testa- mento (Ef 1:3-14; 3:10,11).
As Profecias do Reino são Nulas
Os premilenialistas ANULAM as profecias do Velho Testamento relativas ao reino porque Deus não conseguiu superar a rejeição dos judeus e estabelecer o seu reino.
Esta falsa alegação diz uma de duas coisas com respeito ao caráter de Deus.
Primeiro, se o Senhor profetizou que iria estabelecer o seu reino nos dias romanos (Dn. 2) mas não sabia que os judeus iriam rejeitá-lo, então, devemos concluir que ele não podia, e não pode, prever a rejeição por parte do povojudaico.
Segundo, se Deus previu que os judeus rejeitariam o reino mas prosseguiu dizendo que ele seria estabelecido, o Senhor, então, não faz promessas seguras. Promete e não cumpre.Os premilenialistas têm de sustentar umdesses dois pontos.
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Quando Jesus disse que o reino estava “próximo” será que sabia que seria adiado por causa da rejeição dos judeus que o rodeavam?
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Ou será que prometeu o estabelecimento do seu reino sem saber que Deus iria adiá-lo?
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Prometeu ele o reino sem saber dos planos divinos de adiamento ou fez a promessa sabendo que seria adiado?
A Bíblia ensina que aquilo que Deus promete Ele também po de cumprir. Paulo escreveu aos cristãos de Roma que Abraão estava “plenamente convicto de que ele
(Deus) era poderoso para cumprir o que PROMETERA” (Rom. 4:14-21; 2 Cor. 1:20). Deus pode manter as suas promessas.
Os Escritores do Novo Testamento Estavam Confusos
Se o premilenialismo é verdadeiro, os escritores do NovoTestamento estavam confusos quando registraram que os cristãos do primeiro século se achavam no reino. Quando Paulo escreveu aos colossenses e lhes disse que Deus os libertara do poder das trevas e os transportara para o REINO de Seu Filho, estava simplesmente enganado (Col. 1:13).
Os discípulos do primeiro século foram levados a crer na promessa de Jesus de que o reino viria durante a vida de alguns de seus discípulos imediatos, mediante engano (Mc.9:1).
O Novo Testamento ensina claramente que o reino foi esta belecido no dia de Pentecoste, no ano 33 A.D. e que passou a existir desde essa data (Col. 1:13; Ap. 1:6-9; Atos 28:31).
Uma de duas coisas é verdade quanto a isto.
Primeiro, os cristãos do primeiro século julgaram estar no reino, mas na realidade não estavam; ou, segundo, estavam no reino e sabiam disso. Se o Novo Testamento é a palavra inspirada de Deus, a validade do segundo pensamento é então mantida e a falsidade do primeiro se torna manifesta, pois o Novo Testamento afirma claramente que os primeiros cristãos estavam noreino.
Deus Faz Acepção de Pessoas
Muitos premilenialistas ensinam que os judeus voltarão à .terra da Palestina mas não os gentios. Isso mostra que Deus faz DIFERENÇA entre as pessoas (Atos 10:34,35).
Os premilenialistas dizem que os judeus serão o POVO ESCOLHIDO do milênio; mas o que será então dos gentios?
Serão os cidadãos de segunda classe no futuro reino de Cristo? Se as dez tribos perdidas de Israel forem chamadas dentre as nações do mundo e devolvidas a Palestina em cumprimento à promessa de terra feita a Abraão, que será dos gentios?
Porque não serão escolhidos como povo sobre o qual Cristo reinará especificamente? Por que irá Deus levantar denovo o muro divisório que separava os judeus dos gentios sob a Velha Lei (leia Ef. 2:14,15)? Por que irá Deus separar os judeus e gentios que reconciliou em Cristo? ( Leia Ef. 2:16 e versículos seguintes).
Cristo não veio para morrer pelos pecados
O conceito premilenial conclui dizendo que Jesus não veio a este mundo com o propósito de morrer pelos pecados do homem. Ele sustenta que Cristo veio com a intensão de estabelecer um domínio terreno mas Seus planos foram arruinados quando os judeus o mataram, pregando-o na cruz.
Esta conclusão dos ensinamentos premilenialistas, nos leva a fazer algumas perguntasimportantes:
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Deus planejou um reinado terreno para Cristo mas seus planos foram arruinados quando os judeus o pregaram na cruz?
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Ou Deus planejou um reinado terreno que exigia a morte de Jesus; mas, depois de certa reflexão, ele adiou tal reino e estabeleceu a igreja em seu lugar?
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Ou Deus planejou e estabeleceu um reino que exigia a morte de Jesus na cruz?
As duas primeiras perguntas exigem uma resposta negativa. Deus jamais planejouum reinado terreno para Cristo. O seu reino não era deste mundo. (João 18:36,37). E Deus planejou a morte de Cristo na cruz (Is. 53). Sua morte na cruz não foi algo imprevisto e desconhecido porDeus.
O Senhor jamais planejou um reinado terreno para Cristo pelo qual ele tivesse de morrer e ressuscitar a fim de sentar-se em um trono na terra. Ele deveria sentar-se e reinar sobre o seu reino do trono de Davi NO CÉU (Dn. 7:13,14; Atos 2:30-35; Ef. 1:20-35; Ef. 1:20,22; Hb. 8:1,4).
A terceira questão é o único tipo de reino que Deus profetizou e prometeu ao homem. Era um reino que exigia a morte do Rei pelos pecados dos seus súditos. Os súditos deste reino necessitavam (e têm) um sumo sacerdote que se ofereceu a si mesmo pelos seus pecados de uma vez para sempre (Hb. 7:22 e seguintes; 9:23-28). Essses súditos precisavam (e têm) como mediador um sumo sacerdote no céu, a mão direita de Deus (Hb. 8:1,4; 1 Tm. 2:5; Gl. 3:19,20; Rom. 8:34).
O Premilenialismo é um Péssimo Argumento
Se as conclusões de um argumento resultam emcontradição com os ensinamentos
bíblicos, então o próprio argumento está errado. O premilenialismo não só está errado na formação de seus vários pontos mas também em suas conclusões.
Um argumento, aparentemente correto, pode ser provado como falso quando suas consequências são consideradas seriamente.
Muitas pessoas ingénuas foram apanhadas pelo entusiasmo provocado pelos profetas premileniais atemorizantes sem primeiro considerar os métodos de interpretação e as consequências dopremilenialismo.
Neste capítulo final são salientados alguns exemplos das consequências não bíblicas dos argumentos premilenialistas.
Se os resultados de um argumento estiverem errados em comparação com a Palavra de Deus (e isso acontece com o premilenialismo) o argumento é então falso.
As conclusões do premilenialismo estabelecidas neste capítulo são completamente contrárias aos claros ensinamentos bíblicos. Essas conclusões não bíblicas são o resultado de teorias fundamentais do premilenialismo; portanto, devemos concluir que o conceito de um reino premilenial de Cristo nesta terra literal e falso.
Materialismo Premilenial
Ao examinar os conceitos básicos do ensinamento premilenial devemos concluir que se apoiam bastante sobre as inclinações e desejos materiais do homem.
Os judeus criam falsamente que Deus “devolveria o reino a Israel” e daria prosperidade material a todos os judeus (Atos 1:6). Eles queriam prosperidade econômica e política.
O reinado milenial de Cristo nesta terra é apenas um avanço deste materialismo. Quem quereria viver nesta terra por mil anos? Este é um lugar de sofrimento e dores. O céu não é assim. Um numero excessivo de pessoas quer tomar posse dos bens perecíveis deste mundo. Paulo exortou: “Pensai nas coisas lá do alto, NÃO NAS QUE SÃO AQUI DA TERRA” (Col. 3:2).
“Nenhum soldado em serviço SE ENVOLVE em NEGÓCIOS DESTAVIDA: porque o seu objetivo é satisfazer aquele que o arregimentou” (2 Tm. 2:4).
“Pois a nossa pátria está nos céus” (Fp. 3: 19).
Paulo advertiu novamente: “E NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE SÉCULO (mundo), mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rom. 2:12).
O céu é glorioso, além de qualquer coisa que possamos imaginar. Devemos manter nossas mentes na pátria superior ( Hb. 11:16).
Devemos meditar sobre as coisas celestiais (Cl1:1-2).
Por que desejar uma casa corruptível nesta terra “ondea traça e a ferrugem consomem” quando podemos ter uma casa eterna nos céus, na presença de Deus Todo-Poderoso e justo?
Agradeçamos a Deus pelo fato do reino de Cristo NÃO SER DESTE MUNDO (João 18:36: Lc 17:21).
Lição 16 em PDF
Após ler e estudar bem essa aula siga abaixo para o Exercício final do nosso curso!
EXERCÍCIO DESSA AULA