Vamos a nossa aula! Os Últimos Dias!
“Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos”. (Isaías 2:2)
Faça antes o Exercício da lição anterior – Lição 11 – Duas Ressurreições.
Segue agora a nossa aula da Lição 12 – OS ÚLTIMOS DIAS
Vídeo Aula da Lição
LIÇÃO 12 – OS ÚLTIMOS DIAS
Os premilenialistas desorganizam completamente o ensino bíblico relativo aos ÚLTIMOS DIAS e aos acontecimentos do ÚLTIMO DIA nesta terra.
Muitos premilenialistas afirmam que não estamos nos últimos dias nesta terra, mas alegam que o uso bíblico do termo “últimos dias” refere-se ao reinado milenial de Cristo, falsamente ensinado que depois da volta de Cristo haverá mais 365.000 dias – ou seja, mais mil anos de vida nesta terra.”
Outros contestam dizendo que os “últimos dias” referem-se apenas àqueles anos imediatamente precedentes à vinda de Cristo e ao estabelecimento do reinado milenial, mas não ao período inteiro que se estende desde o estabelecimento da igreja em 33 A.D., até a segunda vinda.
Grande parte do período dos últimos dias, segundo os premilenialistas, tem inicio no Velho Testamento. Esta é uma interpretação errada da frase “últimos dias”. Os profetas do Velho Testamento indicaram com precisão os últimos dias e o Novo Testamento claramente diz quando serão esses dias e o que são.
Os Últimos Dias
O contexto da frase “últimos dias”, como é usada em muitas profecias do Velho Testamento, indica que tem referencia a dispensação do evangelho, quando seriam entendidas todas as coisas relativas a intervenção de Deus nos reinos do mundo, no
período do Velho Testamento (Jr 23:20; 30:24; 48:47; 49:39; Ez 38:16).
“Não se desviará a ira do SENHOR, até que ele execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias, entendereis isso claramente”. (Jeremias 23:20)
“Não voltará atrás o brasume da ira do SENHOR, até que tenha executado e cumprido os desígnios do seu coração. Nos últimos dias, entendereis isto”. (Jeremias 30:24).
“Contudo, mudarei a sorte de Moabe, nos últimos dias, diz o SENHOR. Até aqui o juízo contra Moabe”. (Jeremias 48:47)
“Nos últimos dias, mudarei a sorte de Elão, diz o SENHOR”. (Jeremias 49:39)
“e subirás contra o meu povo de Israel, como nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias, hei de trazer-te contra a minha terra, para que as nações me conheçam a mim, quando eu tiver vindicado a minha santidade em ti, ó Gogue, perante elas”. (Ezequiel 38:16).
Declarações messiânicas relativas a Cristo e sua obra (Gn 49:1ss; Nm 24:14ss; Dt 4:30; Dn. 2:28; 10:14; Os 3:5) acham-se contidas nas muitas passagens do Velho Testamento que se referem aos “últimos dias”(a dispensacão do Evangelho).
“Depois, chamou Jacó a seus filhos e disse: Ajuntai-vos, e eu vos farei saber o que vos há de acontecer nos dias vindouros”: (Gênesis 49:1).
“Agora, eis que vou ao meu povo; vem, avisar-te-ei do que fará este povo ao teu, nos últimos dias”. (Números 24:14)
“Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te sobrevierem nos últimos dias, e te voltares para o SENHOR, teu Deus, e lhe atenderes a voz”. (Deuteronômio 430)
“…mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser nos últimos dias. O teu sonho e as visões da tua cabeça, quando estavas no teu leito, são estas: (Daniel 2:28)
“Agora, vim para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos últimos dias; porque a visão se refere a dias ainda distantes”. (Daniel 10:14)
“Depois, tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao Senhor, seu Deus, e a Davi, seu rei; e, nos últimos dias, tremendo, se aproximarão do Senhor e da sua bondade”. (Oséias 3:5)
Observe que nenhuma das passagens acima citadas faz, porém, qualquer
referencia a segunda vinda de Cristo ou a qualquer período depois de sua volta.
Somente a determinação de interpretar mal as passagens das Escrituras, a fim de apoiar uma doutrina deturpada, forçaria alguém a afirmar que tais passagens têm referencia a segunda vinda de Cristo e a um reinado milenial de Cristo na terra.
“Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos”. (Isaías 2:2)
“Mas, nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão os povos”. (Miquéias 4:1)
Isaias 2:2 e Miqueias 4:1 são duas escrituras do Velho Testamento que tem ligação direta com o período iniciado com o estabelecimento da igreja e que termina no segundo advento de Cristo. Essas duas passagens paralelas, que já foram discuti- das antes, profetizaram a era cristã. Essas passagens, assim como as outras passagens do Velho Testamento que se referiam aos últimos dias, já foram cumpridas.
Pedro Viveu nos Últimos Dias
Pedro cita Joel 2:28, como está registrado em Atos 2:17, ao afirmar que Joel profetizou os “Últimos dias” nos quais ele (Pedro) e toda humanidade se encontravam (e se encontram).
Disse o apóstolo: “MAS O QUE OCORRE é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos Últimos dias, diz o Senhor…” (Atos 2:16,17).
Esses ÚLTIMOS DIAS tiveram inicio no momento em que Pedro disse que estavam – no dia de Pentecostes, no ano 33 A.D. A declaração de Pedro: “Mas o que ocorre…” (verbo no presente) é suficiente para desmentir a teoria premilenial de que o período do milênio é o que será dos Últimos dias.
Vivemos nos Últimos Dias
O Novo Testamento ensina que estamos nos Últimos dias. O escritor de Hebreus escreveu: “Deus, nestes ÚLTIMOS DIAS nos falou pelo Filho” (Hb. 1:2).
Paulo descreveu a Timóteo alguns dos pecados e perigos destes ÚLTIMOS DIAS em 2 Tm 3:1. Ele também contou a Timóteo que Deus o livrara de muitos destes perigos em Antioquia, Icônio e Listra (vs.11).
“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis”, (2 Timóteo 3:1)
“as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, — que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor”. (2 Timóteo 3:11).
Tiago repreendeu a alguns cristãos que haviam acumulado tesouros “nos ÚLTIMOS DIAS” (Tiago5:3).
“o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias”. (Tiago 5:3).
Estes São os Últimos Dias
O Novo Testamento ensina claramente que estes são os ÚLTIMOS DIAS. Pedro escreveu que Cristo foi “manifestado no fim dos tempos“. (Últimos dias) (I Pe. 1:20).
Judas advertiu: “No ÚLTIMO TEMPO haverá escarnecedores…” (Judas 18; ver também 2 Pe. 3:3).
Sempre houve escarnecedores das coisas preciosas em Cristo – desde a sua primeira vinda (Atos 2:13; 17:32), portanto, estamos no ÚLTIMO TEMPO na face da terra.
“Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados”! – (Atos 2:13)
O apostolo João diz ser esta a ÚLTIMA HORA. Ele escreve: “Filhinhos, já é a Última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos anticristos tem surgido, pelo que conhecemos que e a ÚLTIMA HORA” (1 João 2:18).
Um dos ensinamentos mais claros do Novo Testamento é o de que estamos nos Últimos dias do relacionamento entre Deus e o homem nesta terra. Deus não dará ao homem qualquer outra lei, nenhum outro plano de salvação e nenhuma nova oportunidade para ele salvar-se da condenação. Se rejeitarmos o que foi dado ao homem para que se prepare para encontrar-se com Deus, não haverá então qualquer meio de escapar ao julgamento (Hb. 2:3).
“como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram”; (Hebreus 2:3)
“O Dia”
Em Lucas 17:26-30 Jesus compara “o dia” de Sua vinda com “o dia” em que Noé entrou na arca. No dia em que Noé entrou na arca veio o dilúvio e destruiu toda a vida da face da terra. Ele fala do “dia” em que LÓ fugiu da cidade de Sodoma. Nesse dia, fogo e enxofre caíram do céu e destruíram a cidade e o povo de Sodoma.
Jesus afirma então: “Assim será NO DIA em que o Filho do homem se manifestar“. Quando Cristo vier Ele não trará mais 365.000 dias de existência nesta terra. A terra será destruída no DIA em que Ele vier porque é o ÚLTIMO DIA. Da mesma forma que o dilúvio destruiu toda a vida na terra e o fogo destruiu Sodoma, assim será destruída a terra na segunda vinda de Cristo (2 Pe. 3:10).
“Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas”. (2 Pedro 3:10)
O Último Dia
Jesus advertiu muitas vezes que haveria um ÚLTIMO DIA nestes últimos dias. Ele afirmou que a ressurreição seria no ÚLTIMO DIA (João 6:39,40,44,45; 11:24). Disse também que a Sua palavra julgará os perversos no “ÚLTIMO DIA” (João 12:48). NAQUELE DIA os justos se alegrarão (Fp. 2:16; 2 Ts. 1:10). NAQUELE DIA os justos serão recompensados (2 Tm 4:8; 1 Pe 1:5). Devemos estar preparados, pois AQUELE DIA virá como o ladrão de noite. (1 Ts 5:2-4; 2 Pe 3:10).
“pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão.
Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa”; (2 Tessalonicenses 5:2-4)
O Novo Testamento salienta enfaticamente a importância do ÚLTIMO DIA, como sendo o último momento de tempo nesta terra. As seguintes frases referem-se ao último grande dia em que Cristo será manifestado dos céus. O último dia é mencionado como:
-
“o dia” – Hb. 10:25
-
“aquele dia” – 2 Tm. 1:12,18; 4:8; 2 Ts. 1:10; Mc. 13:32
-
“o dia da ira e da revelação” – Rom. 2:5
-
“o dia em que Deus julgará” – Rom. 2:16; 2 Pe. 2:9
-
“o dia da redenção” – Ef. 4:30
-
“o dia do Senhor” – 1 Cor. 1:8; 5:5; Fp. 1:6,10; 2:16 1 Ts. 5:2; 2 Ts. 2:2; 2 Pe. 3:10
-
“o dia de Deus” – 2 Pe. 3:12
-
“o dia da visitação” – 1 Pe. 2:12
-
“o dia do juizo” – 2 Pe. 2:9; 3:7; 1 João 4:17
-
“o grande dia” – Judas 6; Ap. 6:17; 16:14
-
“o dia da ira” – Ap. 6:17; Rom. 2:5
-
um dia estabelecido – Atos 17:31
-
o dia “revelado pelo fogo” – 1 Cor. 3:13
Para dizer o mínimo, a teoria premilenial é uma das maiores deturpadoras das escrituras. Inserir nas passagens acima um período de mil anos depois do último dia é certamente um erro grosseiro de interpretação bíblica.
Jesus Está Vindo
A Bíblia ensina que Jesus virá no fim dos últimos dias e não no início. Sua vinda será caracterizada por muitos acontecimentos, sendo todos eles os ÚLTIMOS que ocorrerão na história deste mundo.
Um exame cuidadoso dos acontecimentos de Sua volta não deixa espaço para um reinado de mil anos. Não haverá advertência de Sua vinda através de predições de acontecimentos, sendo todos eles os ÚLTIMOS que ocorrerão na história deste mundo.
Um exame cuidadoso dos acontecimentos de Sua volta não deixa espaço para um reinado de mil anos. Não haverá advertência de Sua vinda através de predições de acontecimentos ou tribulações do mundo, que irão precedê-la.
A volta de Cristo será repentina, inesperada e sem qualquer aviso.
Acontecimentos dos Últimos Dias
O Novo Testamento explica claramente os acontecimentos do último dia. Quando os examinamos não encontramos qualquer indicação do estabelecimento de um reino de mil anos.
A Bíblia ensina que:
-
Cristo virá como foi – em uma nuvem (Atos 1:11; Ap. 1:7).
-
Todo olho o verá (Ap. 1:7).
-
Ele virá ao soar a última trombeta (1 Cor. 15:52; I Ts. 4:16).
-
Ele virá para julgar o mundo (Judas 14,15; Atos 17:31; Mt. 25:31,32; 2 Tm. 4:1).
-
Todos serão levantados dos túmulos, tanto os bons como os maus (1 Cor. 15:50-58; João 5:28,29).
-
Os santos irão encontrar-se com ele nos ares (1 Ts. 4:16,17).
-
Os justos e os injustos serão separados (Mt. 24:31-34,41).
-
Ele tomará vingança contra os ímpios e os desobedientes (2 Ts. 1:7-9).
-
A terra será queimada (2 Pe. 3:10).
-
Os perversos irão para o castigo eterno (Mt. 25: 46).
-
Os justos irão para a vida eterna e estarão para sempre com o Senhor (Mt. 25:41; 1 Ts. 4:17).
É difícil conceber que essas passagens, que descrevem a volta de Cristo, digam qualquer coisa sobre o inicio dos últimos dias premileniais.
Elas descrevem explicitamente acontecimentos que teriam lugar no ÚLTIMO DIA – o último dia do mundo. Descrevem um FIM e não um começo.
Lição 12 em PDF
Boas Aulas!
Estudou bem essa aula!? Siga para a próxima!
Aula 13 – A Grande Tribulação