Vamos Estudar!
Responda primeiro ao Exercício da lição anterior – Lição 10 – Adiado o Reino (2) – Clique na Imagem e Responda!
28 “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz
29 e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados.
João 5:28-29
Agora vamos a Lição 11 – Duas Ressurreições
Vídeo Aula com o Prof. Alcides Maques
LIÇÃO 11 – DUAS RESSURREIÇÕES??
Muitos que creem no reinado milenial de Cristo na terra ensinam que a ressurreição dos justos e dos perversos ocorrerá em duas épocas diferentes, com um intervalo de mil anos. Os justos serão ressuscitados no inicio do milênio e os perversos no final.
Essas duas ressurreições ocorrerão com um intervalo de mil anos.
Quando examinamos a Palavra de Deus, encontramos muitas passagens do Novo Testamento que mostram a RESSURREIÇÃO SIMULTÂNEA DE TODOS os mortos quando Cristo voltar.
EM LUGAR ALGUM a Bíblia mostra duas ressurreições com intervalo de mil anos entre ambas. Examinemos as seguintes passagens:
João 6:40; 12:48
Jesus disse: “De fato a vontade de meu Pai e que todo o homem que vir o Filho e nele crer, tenha a vida eterna; e eu O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA” (João 6:40; ver também vs. 44,45).
Jesus diz que a ressurreição dos crentes justos será no ÚLTIMO DIA. Em outra ocasião ele disse: “Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no ÚLTIMO DIA” (João 12:48). Nesta passagem, Jesus diz que os perversos serão julgados no ÚLTIMO DIA. Nestas escrituras, Ele está dizendo que a ressurreição dos justos será no ÚLTIMO DIA (João 6:40). Ele está dizendo que o julgamento dos perversos será no ÚLTIMO DIA ( Joao 12:48). Assim sendo, segue-se logicamente que a ressurreição dos justos e o julgamento dos perversos serão no MESMO dia – o Último dia.
Se os justos serão ressuscitados no Último dia, como pode haver um intervalo de 365.000 dias para o julgamento dos perversos?
Como pode haver um intervalo de mil anos entre esses acontecimentos que terão lugar no MESMO DIA?
João 5:28,29
Em João 5:28,29 Jesus disse:
“Não vos maravilheis disto, porque vem a HORA em que TODOS os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; OS QUE TIVEREM FEITO O BEM, para a ressurreição da vida; e OS QUE TIVEREM PRATICADO O MAL, para a ressurreição do juízo” (ver também Atos 24:15).
Jesus diz aqui que tanto os justos como os perversos serão ressuscitados na mesma HORA.
Veja bem o que está acontecendo, muitos estão tentando hoje fazer disto uma hora de “mil anos”. Esta hora de dispensação, dizem eles, será o reinado de mil anos de Cristo. Os justos serão ressuscitados no início e os perversos no final do milênio. Em outras palavras, os justos seriam levantados no início da hora e os perversos no final.
Esta interpretação ridícula é FALSA porque:
(1) Jesus disse que a ressurreição, tanto dos justos como dos perversos, teria lugar nessa hora. Não tendo feito qualquer distinção sobre em que período dessa hora eles seriam levantados. Haveria sentido uma ressurreição contínua de ambos durante todo o milênio?
(2) Se as ressurreições estiverem separadas por um intervalo de mil anos (os justos ressuscitados no início e os perversos no final) esta será então uma hora tripla de dispensação – a ressurreição dos justos antes do milênio, o milênio e, por fim, a ressurreição dos perversos.
(3) Jesus nos indicou absolutamente a hora da dispensação, nesta passagem. Tal interpretação é um acréscimo grosseiro de um dogma pré-concebido da escritura e a toda a Biblia de modo geral. 2 Tessalonicenses basta para rejeitar este ensinamento como sendo inteiramente falso.
2 Tessalonicenses 1:7-9
Em 2 Ts. 1:7-9, Paulo escreveu:
“E a vós outros que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que no obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor Jesus e da glória do seu poder“.
Esta passagem ensina que quando Cristo voltar (sendo esta a sua Última vinda) Ele julgará os perversos. Esse texto não diz que Ele aguardará mil anos para julgar os perversos. Em sua primeira carta aos tessalonicenses, Paulo descreveu a ressurreição dos justos, quando Cristo for manifestado do céu (1 Ts. 4:16,17). Não há menção alguma de um período de mil anos entre esses dois acontecimentos.
Por que Paulo trataria de um assunto tão importante sem mencionar o milênio?
Por que ele passaria por cima de uma tão grande dispensação de tempo entre a ressurreição dos justos e o julgamento dos perversos?
Mateus 25:31-32
Jesus introduziu a parábola do julgamento em Mateus 25:31-46, dizendo:
“QUANDO VIER O FILHO DO HOMEM na sua majestade e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e TODAS AS NAÇÕES serão reunidas em sua presença, e ele SEPARARÁ uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas“.
TODAS AS NAÇÕES serão reunidas perante Cristo para o julgamento quando ele voltar (2 Cor. 5:10; Mt. 16:27; Rom. 2:16; 14:10-12).
Os JUSTOS serão recompensados com a vida eterna, mas os PERVERSOS serão condenados a punição eterna (vs. 46; 2 Ts. 1:9). Não há menção de um intervalo de mil anos neste capitulo 25 de Mateus, entre a volta de Cristo e a separação dos justos e dos perversos. Repetimos que, tratando-se de algo tão importante, como dizem os milenialistas, é surpreendente que Jesus nada dissesse sobre um reinado milenial em Mateus 25, capitulo que trata especificamente da segunda vinda de Cristo.
Quando terminar esta dispensação, Jesus descerá dos céus com os seus poderosos anjos ao som da trombeta (1Ts 4:16,17; 2Ts 1:7-9). Esta será a ÚLTIMA TROMBETA que chamará a TODOS de seus túmulos (1 Cor 15:51,52; João 5:28,29).
Tanto os justos como os perversos estarão reunidos perante o trono de Cristo (Mt. 16:27; 25:32; 2 Cor. 5:10; Rom. 2:16; 14:10-12). Os que foram obedientes irão para a vida eterna, mas os desobedientes para o castigo eterno (Mt. 25:46; Joao 5:28,29). NÃO haverá qualquer intervalo de mil anos entre esses acontecimentos. Tudo isto terá lugar no GRANDE E ÚLTIMO DIA DO SENHOR (João 6:40; 12:48), o fim do mundo (2 Pe. 3:10).
1 Tessalonicenses 4:15-17
Outro texto que refuta o calendário premilenial de acontecimentos é 1 Ts. 4:15-17. Falando especificamente sobre a segunda vinda de Cristo e a ressurreição, Paulo escreveu:
“Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descera dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados JUNTAMENTE com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor“.
Esta passagem ensina alguns fatos básicos que eliminam qualquer reinado milenial de Cristo na terra depois de sua volta, eliminando, da mesma forma, qualquer ensinamento no sentido de que haverá um intervalo de mil anos entre a ressurreição dos justos e a dos perversos.
1 – Em primeiro lugar, esta passagem não diz absolutamente nada sobre um reinado milenial. Todos os fatos estabelecidos são contrários a essa ideia.
2 – Segundo, tanto os cristãos mortos como os vivos serão arrebatados juntos., entre nuvens (vs. 17). Nada é mencionado sobre reinarem juntos aqui na terra durante mil anos depois do segundo advento.
3 – Terceiro, os cristãos vivos e mortos serão arrebatados juntos, para estarem PARA SEMPRE com o Senhor (vs:17).
Novamente, onde está o milênio? Se eles, todos os cristãos, serão levados por Cristo da terra para estarem para sempre com Ele, então, o que acontecerá a terra?
A Biblia ensina que a terra será queimada (2 Pe. 3:10).
Outra passagem ensina claramente que quando Jesus voltar, todos serão ressuscitados na mesma hora (Joao 5:28,29).
Os perversos ressuscitarão para enfrentar o julgamento (Joao 14:48). 1 Ts 4:15-17 nos conta o que acontecerá aos justos depois da segunda vinda – irão com Cristo para estar para sempre na sua presença. Com relação aos perversos, Jesus diz: “E irão estes para o castigo eterno” (Mt. 25:46). Jesus lhes disse: “Apartai–vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt. 25:41).
Depois da volta de Cristo, os justos estarão para sempre com Ele e os perversos irão para o castigo eterno. O Novo Testamento mostra claramente esses acontecimentos DEPOIS do segundo advento, sem qualquer intervalo de mil anos entre eles.
Jesus descerá para levar consigo os justos para a vida eterna, os perversos serão lançados para sempre no inferno. Não há qualquer referencia ou ilustração de um período de mil anos entre a ressurreição dos justos e a dos perversos.
Lição 11 em PDF
Boas Aulas!
Estudou bem essa aula!? Siga para a próxima!
Aula 12 – Os Últimos Dias