Muito bem! Vamos as aulas!
Iniciando primeiro pelo Exercício da Lição 8 – Existem Dez Tribos Perdidas?
Clique na imagem abaixo e responda!
Agora vamos a Lição 9 – Adiado o Reino?
Vídeo Aula com o Prof. Alcides Marques
LIÇÃO 9 – ADIADO O REINO?? (1)
Existem pessoas hoje que defendem o ensinamento de que o reino profetizado no Velho Testamento, e por Jesus nos registros bíblicos do Novo Testamento ,não foi ainda estabelecido, mas o será durante reinado milenial de Cristo.
Afirma-se que quando Jesus veio a terra para estabelecer seu domínio terreno, ou seja, o seu reino, não pôde fazê-lo porque os judeus o rejeitaram, como também aos Seus ensinamentos. Como resultado, Deus decidiu “adiar” o reino até uma data posterior e estabeleceu a igreja em seu lugar.
Dá para aceitar uma teoria dessa?
Neste capitulo e no seguinte, será dada uma resposta a este falso ensinamento.
As profecias do Velho Testamento com relação ao reino foram cumpridas no dia de Pentecoste, no ano 33 D.C.?
Poderia Deus cumprir tais profecias mesmo tendo os judeus rejeitado Seu Filho?
Foi profetizado que Cristo reinaria entre inimigos?
A vontade de Deus está limitada aos desígnios do homem?
Essas questões são vitais e tem de ser respondias.
A Igreja e o Reino
Como primeiro passo na consideração deste assunto devemos compreender que os termos “igreja” e “reino“, com relação aos cristãos, referem-se à mesma instituição.
Esses termos, entretanto, não são sinônimos no seu significado. A palavra “igre-
ja” vem do grego ekklesia, enquanto “reino” vem da palavra grega “basileia”.
Esses vocábulos são aplicados ao mesmo corpo de pessoas, mas definem aspectos diferentes desse corpo. Reino refere-se ao “aspecto governamental” do povo de Deus e igreja refere-se a ele como corpo “chamados para fora”, separados do mundo (João 17:15; 15:18,19; Mt 10:22; 24:9).
O reino e a igreja são a mesma coisa no sentido em que concordam em (1) Cabeca, (2) Lei, (3) Suditos e (4) Território. Cristo é o CABEÇA da igreja e o REI do Seu Reino (Ef. 1:22; Col. 1:18; Atos 17:7; Ap 1:5; 17:14).
A LEI da igreja e do reino é a Palavra de Deus (Lc 8:4-8,11; 2 Tm 3:16,17; 2 Pe 1: 3; 2 Jo 5:9). Os MEMBROS da igreja e os SÚDITOS do reino são o mesmo povo (Col. 1: 12,13).
Os cristãos são cidadãos do reino (Fp 3:20; Ef 2:19). A pessoa se torna membro da igreja e súdito do reino da mesma forma (Col 1:13; 1 Pe 1:22,23; Atos 2: 47; Jo 3:3-5; Gl 3:26,27).
O TERRITÓRIO da igreja e do reino abrange o mundo inteiro (Mt 28:18,19; Ef 1:20-23; Col 3:15; Hb 8:10).
Cristo não possui duas instituições na terra; uma chamada igreja e outra reino. Não é possível ser membro da igreja sem que não seja súdito do reino. Não é possível ser súdito do reino sem ser membro da igreja. Aquilo que nos introduziu na igreja, nos introduz no reino.
Em Mateus 16:18, Jesus disse a Pedro que Ele iria construir sua igreja. “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha IGREJA…” No versículo 19, Ele se refere à igreja como o reino, “Dar-te-ei a chave do REINO dos céus...”
No versículo 18, Jesus se refere à igreja como “igreja” e no versículo 19, ele se refere a ela como “reino“. Assim sendo, segue-se que Jesus estava falando sobre a mesma nação santa do povo de Deus (1 Pe. 2:9,10).
Profecias sobre o Reino
As profecias do Velho Testamento sobre o reino foram cumpridas quando a igreja foi estabelecida no dia de Pentecostes em Atos, capítulo 2. Existem quatro profecias principais no Velho Testamento a serem consideradas. São elas:
Daniel 2:44; Daniel 7:13,14; Isaías 2:2,3 e Joel 2:28.
No restante deste e do próximo capitulo serão estudados essas profecias e seu cumprimento (claramente indicadas no Novo Testamento).
Daniel 2:44
No segundo capítulo do livro de Daniel, o profeta Daniel interpretou uma visão de Nabucodonosor, rei da Babilônia. Nabucodonosor vira uma grande estátua que tinha a cabeça “de fino OURO, o peito e os braços de PRATA, o ventre e os quadris de BRONZE, as pernas de FERRO, os pés em parte de FERRO, em parte de BARRO” (2:32,33).
Uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos e feriu a estátua nos pés de ferro e de barro (2:34 ). A imagem quebrou-se em pedaços (2:34,35). Esta visão foi dada por Deus a Nabudonosor e profetizava um reino futuro – o reino de Deus.
Daniel foi chamado para interpretar a visão e disse a Nabucodonosor “tu és a cabeça de ouro” (2:30). Disse a seguir: “Depois de ti se levantará OUTRO REINO, inferior ao teu; e um TERCEIRO REINO, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra” (2:39). Após esses viria um QUARTO REINO (2:40). O primeiro reino, segundo Daniel, era o da Babilônia. A História nos diz que o segundo poder mundial depois da Babilônia foi o reino Medo-Persa (5:20).
A História novamente confirma que o terceiro poder mundial depois dos medos e persas, foi o reino grego de Alexandre, o Grande. Depois dos gregos veio o reino romano que subjugou todos os demais reinos do mundo.
No versículo 44, Daniel diz: “Mas, nos dias destes reis (reis romanos), o Deus do céu suscitará um REINO que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo: esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ELE MESMO SUBSISTIRA PARA SEMPRE“.
O Reino Estaria Próximo
Daniel profetizou que nos dias dos reis romanos, Deus iria estabelecer o seu reino.
Isso foi cumprido?
Sim. Ele o realizou, foi perfeitamente cumprido, e acha-se definitivamente confirmado no Novo Testamento.
Foi durante os dias dos reis romanos que Joao Batista andou clamando: “Arrependei-vos, porque esta PRÓXIMO o REINO DOS CÉUS (Mt 3:2).
Jesus pregou: “O TEMPO ESTÁ CUMPRIDO E O REINO ESTÁ PRÓXIMO” (Mc 1:15; Mt 4:17; 10:5). Jesus disse novamente: “A vós outros está próximo o REINO DE DEUS” (Lc 10:9).
Jesus e João estavam proclamando que o reino de Deus estava próximo; achava-se prestes a ser estabelecido. A doutrina do adiamento do premilenialismo afirma que o reino de alguma forma foi prejudicado, tendo sido suspenso até uma época posterior. Mas Jesus e João disseram que estava próximo durante o seu ministério e assim foi.
Pela sua “proximidade” eles disseram que este era um motivo para que todos os homens se arrependerem.
Estabelecido o Reino
A igreja e o reino, como foi discutido antes, tem referências a mesma instituição (Mt. 16:18,19). A igreja foi estabelecida no dia de Pentecoste em Atos, capitulo 2 (Atos 2: 41,47). Assim sendo, o estabelecimento completo do reino foi no dia de Pentecoste, também em Atos, capitulo 2. “Vindo, porem, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho” (Gal 4:4), “na dispensação da plenitude dos tempos” (Ef 1:10) para estabelecer o reino. Depois do reino ser estabelecido em Atos, capitulo 2, o escritor de Hebreus exortou: “Por isso, RECEBENDO NÓS UM REINO inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus, com reverência e santo temor” (Hb. 12:28). O reino foi estabelecido no primeiro século, cumprindo a profecia de Daniel 2:44.
Daniel 7:13,14
A visão de Daniel, em Daniel capitulo 7 é paralela a visão de Nabucodonosor no capitulo 2. Na visão que Daniel teve, dos quatro animais, Cristo é representado como SUBINDO até Deus para receber domínio, glória e um REINO.
Note que esta passagem profetiza que Cristo “SUBIRIA” ao Pai para receber o Seu reino. Ele não DESCERIA a esta terra para receber um reino terreno como ensinam os premilenialistas.
Em Atos 1:8,9, lemos que Cristo ELEVOU-SE até Deus (ver também Ef 4:8-10).
Pedro diz que ele assentou-se à direita de Deus (Atos 2:32,33; Ver Hb. 1:3; 8:11; Rom. 8:34). Jesus subiu a direita de Deus (Ef 1:20,21); Ele não desceu nem descerá para receber um trono e reino terrenos. Esta profecia, assim como a encontrada em Dn. 2:44, foi cumprida quando Cristo subiu a direita de Deus e recebeu o Seu reino, a igreja, isso a mais de 1900 anos atrás. Quando Ele voltar, não receberá um outro reino, mas já o tem recebido (Lc 19:12-15). Depois do julgamento, que se seguirá imediatamente a sua segunda vinda, Ele entregará o reino a Deus (1 Cor. 15:24).
PDF DESSA LIÇÃO
Bom Estudo!
Estudou bem essa aula!? Siga para a próxima!
Aula 10 – Adiado o Reino (Parte 2)